UOL Pan 2011 Musa troca "Dança dos Famosos" pela volta à ginástica, mas lamenta atuação no Pan - 25/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/25/musa-troca-danca-dos-famosos-pela-volta-a-ginastica-mas-lamenta-atuacao-no-pan.htm
  • Musa troca "Dança dos Famosos" pela volta à ginástica, mas lamenta atuação no Pan
  • 19/03/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Shawn Johnson é vista durante as competições de ginástica artística em Guadalajara

Shawn Johnson é vista durante as competições de ginástica artística em Guadalajara

25/10/2011 - 07h00

Musa troca "Dança dos Famosos" pela volta à ginástica, mas lamenta atuação no Pan

Gustavo Franceschini
Em Guadalajara (MEX)

Shawn Johnson, campeã olímpica de ginástica artística, voltou a competir internacionalmente na última segunda-feira depois de ficar afastada desde as Olimpíadas de Pequim, em 2008. Aos 19 anos, a norte-americana deixou para trás o título da Dança dos Famosos de seu país e aposta que estará em Londres no ano que vem, mas não aprova seu desempenho no Pan de Guadalajara.

Com 1,45m, ela não é figura frequente nas listas de esportistas mais bonitas do mundo, mas chama atenção por onde passa. Sorridente, carismática e dona de belos olhos verdes, ela é a musa da ginástica no Pan de Guadalajara. Só não conseguiu converter o status de estrela na hora decisiva.

Por conta de uma lesão no tornozelo que sofreu pouco antes do Mundial de Tóquio, ela decidiu não se esforçar muito no México. Competiu em três aparelhos na disputa por equipes da ginástica artística e levou a medalha de ouro. Foi muito bem no salto e nas barras assimétricas, mas caiu duas vezes durante sua apresentação na trave.

“Estou um pouco surpresa. Eu sei fazer a minha série na trave com os olhos fechados. Eu sou campeã olímpica daquele aparelho, não devia ter errado. Mas o que aconteceu hoje me mostra que eu ainda tenho de melhorar muito para voltar ao nível que eu já tive”, disse a jovem que foi medalha de ouro na trave e ainda somou três pratas em Pequim, quando tinha apenas 16 anos.

Depois do sucesso na China, ela resolveu extravasar. Se afastou do esporte e passou a ser figura frequente na TV. O ápice de sua fama veio em 2009, quando venceu a oitava edição do programa “Dancing with the Stars”, versão americana do quadro “Dança dos Famosos”, do Programa do Faustão.

“Aquela experiência me mostrou o quanto a ginástica é importante para mim”, conta Shawn Johnson, que nega qualquer tipo de arrependimento. “Não. Foi bom porque eu estou na ginástica desde os três anos. Precisava desse tempo. Além disso, eu tive oportunidades muito boas”, avaliou.

Agora, ela precisa manter seu foco em Londres. Como não foi ao Mundial de Tóquio, Shawn Johnson precisa competir mais vezes internacionalmente e brigar por uma vaga nos torneios do início do ano que vem, que definirão todas as ginastas classificadas.

“Eu gostei muito de competir aqui. Quando eu errei eu vi que eu não estava só me prejudicando, mas também ao grupo. Isso te dá um sentimento de conjunto muito grande. Eu estou um pouco desapontada com os meus erros, mas orgulhosa de ter estado aqui. Só de falar dessas meninas eu fico com lágrimas nos olhos. Sou como a mãezona do time e sei que os últimos tempos foram difíceis”, disse Shawn Johnson, que ficou muito emocionada ao ouvir dos jornalistas que havia ganho a medalha de ouro.

A animação com o título foi grande, mas ela não deixou a simpatia de lado. A norte-americana ainda perguntou aos repórteres se podia ir encontrar as companheiras antes de sair desabalada para abraçar as amigas. 

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros