UOL Pan 2011 Embalado por 007, brasileiro supera roubo de trajes e leva seu 3º ouro na patinação - 24/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/24/embalado-por-007-brasileiro-supera-roubo-de-trajes-e-leva-seu-3-ouro-na-patinacao.htm
  • Embalado por 007, brasileiro supera roubo de trajes e leva seu 3º ouro na patinação
  • 19/03/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Com grande apresentação, Marcel Stürmer conquistou o tricampeonato pan-americano

Com grande apresentação, Marcel Stürmer conquistou o tricampeonato pan-americano

24/10/2011 - 22h34

Embalado por 007, brasileiro supera roubo de trajes e leva seu 3º ouro na patinação

Mauricio Stycer
Em Guadalajara (México)

Bicampeão pan-americano, Marcel Stürmer conquistou a sua terceira medalha de ouro nos Jogos de Guadalajara, nesta segunda-feira. Com uma apresentação inspirada nos filmes do espião 007, o patinador levantou o público no complexo esportivo Revolution e obteve notas acima de 9.3 de todos os árbitros. A prata ficou com o argentino Daniel Arriola e o bronze com o colombiano Leonardo Parrado.

O favoritismo do patinador chegou a ser colocado em risco momentos antes de embarcar para o México, quando teve todo o seu equipamento roubado. “A minha realidade era muito difícil quando cheguei”, disse logo depois da sua consagradora apresentação.

Brasileiros no décimo dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo dia do Pan de Guadalajara

“Sem os meus patins, sem a minha roupa e com a estrutura emocional muito abalada, foi muito difícil”, prosseguiu. Com patins novos e figurinos improvisados, Stürmer se desdobrou em Guadalajara. Treinou cinco horas por dia para “amaciar” os patins e entrou na pista, no primeiro dia de competição, com sete alfinetes presos às peças que usou na apresentação.

A escolha do tema 007 foi anterior ao roubo do equipamento, mas veio bem a calhar. “O 007 pode até levar um tiro, mas dá a volta por cima e mata o bandido no final", comparou.

A ideia de fazer uma performance inspirada no personagem veio um dia, no Twitter, quando observou gente comentando uma cena de “Insensato Coração”, novela da Globo, em que o personagem Horácio Cortez foge da prisão num helicóptero. “Alguém falou: ‘parece James Bond’. Pensei: vai ser isso que vou fazer”.

A conquista do tricampeonato foi cumprida em duas partes. No domingo. Stürmer liderou o programa curto (equivalente a 25% da nota total). E nesta segunda-feira, repetiu o feito,

Na saída da primeira prova, ele falou sobre as dores no pé. “Está bem esmagadinho aqui dentro. Mas eu vou com toda força e toda garra até o final. Eu quero muito esta medalha, muito este campeonato. Com certeza, não ia ser um roubo de patins que iria me tirar desta caminhada, deste meu objetivo”, disse.

Neste domingo, já não sentia dores no pé. Sobre seus planos para um possível tetracampeonato no Pan de Toronto, em 2015, Stürmer não quis comentar: “Os meus planos agora são sair para jantar com os amigos, ir ao cinema e tomar tequila”.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros