UOL Pan 2011 Nilson André relaxa com black music e vai à final dos 100 m; Sandro critica torcida - 24/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/24/nilson-andre-relaxa-com-black-vence-bateria-e-mira-recorde-de-robson-caetano-nos-100-m.htm
  • Nilson André relaxa com black music e vai à final dos 100 m; Sandro critica torcida
  • 29/03/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
O brasileiro Nilson André venceu sua bateria dos 100 m e avançou à semifinal no Pan

O brasileiro Nilson André venceu sua bateria dos 100 m e avançou à semifinal no Pan

24/10/2011 - 18h38

Nilson André relaxa com black music e vai à final dos 100 m; Sandro critica torcida

Alexandre Sinato
Em Guadalajara (México)*

Nilson André costuma entrar na pista de atletismo depois de ouvir muita black music para relaxar e espantar o nervosismo. Nesta segunda-feira não foi diferente. O brasileiro venceu a primeira série eliminatória dos 100 m rasos do Pan do México e em seguida avançou à final. Animado, espera correr mais que os 10s23 na semi para superar um recorde antigo de Robson Caetano. Sandro Viana reclamou da torcida após as eliminatórias e deixou a competição na disputa por uma vaga na decisão.

“Espero contar com a sorte que não tive no Mundial para correr melhor e bater o recorde sul-americano do Robson. Já está na hora de esse recorde ser quebrado”, projetou ele, referindo-se aos 10s00 feitos pelo hoje comentarista em 1988, também no México (mas na capital Cidade do México).

Brasileiros no décimo dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo dia do Pan de Guadalajara

CUBA É OURO, COM TRI NO MARTELO

  • A hegemonia de Yipsis Moreno no Pan foi confirmada com seu terceiro ouro seguido na competição, com direito a recorde pan-americano. A atleta conseguiu a marca de 75,62, superando seu próprio recorde, de 75,20 no Rio-2007. A brasileira Josiane Soares foi a nona, com 61,47.

Nas semifinais, Sandro não teve tanta sorte, mas o contrário ocorreu com Nilson. Dois atletas queimaram a largada, e ajudado por isso ele conquistou o terceiro tempo de sua bateria garantindo sua vaga na briga pelo pódio. Kim Collins, de São Cristóvão e Nevis, bateu o recorde pan-americano: de 10s06 para 10s00.

Medalhista de ouro no Pan do Rio no revezamento 4x100 m, Nilson tem como meta uma conquista no individual. Para isso, ele sabe que precisa baixar o tempo feito na eliminatória.

"Na eliminatória não tinha conseguido acelerar direito por falta de ritmo, mas agora já melhorei [os tempos foram de 10s33 e 10s23, respectivamente]. Amanhã com certeza estarei melhor. Seria melhor ter competido mais antes do Pan, mas não deu. É um obstáculo a mais", disse ele.

O primeiro obstáculo, segundo ele, foi superado na primeira prova desta tarde: o nervosismo. “Os momentos que antecedem a prova são os piores, o nervosismo é muito grande, é pura adrenalina. Ouço black music para dar uma relaxada. E o aquecimento ajuda bastante também.”

Presente na quinta e última série eliminatória, Sandro Viana saiu bravo com a torcida. Depois de uma largada queimada por um atleta da casa e da festa pelo ouro com recorde da cubana Yipsis Moreno no lançamento de martelo, a organização precisou pedir algumas vezes para os torcedores se calarem. Foi difícil.

 “Eu não sabia se estava valendo, a torcida não está ajudando. Tive que me virar. Não pegarei uma raia muito boa na semifinal, mas veremos o que consigo fazer”, lamentou Sandro, classificado entre os seis melhores tempos. Os dois vencedores de cada uma das cinco baterias avançam diretamente.

Na hora da semifinal, no entanto, Sandro não conseguiu avançar e, com a sexta colocação em sua bateria, acabou eliminado da competição.

Entre as mulheres, o Brasil avançou por tempo com Jailma Lima nos 400 m com barreira. Ela foi quarta na sua bateria, mas disputa a final do evento.

BRASILEIRO SE LESIONA E ABANDONA DECATLO ÀS LÁGRIMAS

O brasileiro Luis Araújo começou bem a disputa do decatlo, prova que abriu as provas de atletismo no estádio de Guadalajara. Mas ele acabou deixando a competição mais cedo. Uma lesão nas costas fez o brasileiro ir às lágrimas, tendo de desistir de voltar à ação. Ele abriu o decatlo liderando sua bateria nos 100 m, mas foi o pior no salto em distância, e não voltou mais para a prova, dando adeus precocemente, e de forma emocionada.

*Atualizada às 21h13.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros