UOL Pan 2011 Time de ouro da ginástica passou por tufão com avião e apuros no ar a caminho do Pan - 26/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/26/time-de-ouro-da-ginastica-passou-por-tufao-com-aviao-e-apuros-no-ar-a-caminho-do-pan.htm
  • Time de ouro da ginástica passou por tufão com avião e apuros no ar a caminho do Pan
  • 26/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
26/10/2011 - 06h00

Time de ouro da ginástica passou por tufão com avião e apuros no ar a caminho do Pan

Gustavo Franceschini
Em Guadalajara (MEX)

O caminho para uma medalha de ouro é duro, mas poucos passaram tantas dificuldades como o time masculino de ginástica artística do Brasil. Em uma verdadeira maratona há quase 45 dias, os campeões pan-americanos passaram por uma turbulência acima do normal no caminho para o Mundial do Japão, com direito a passagem por um tufão, risco de choque com outras aeronaves e muito medo da morte.

“Foi um voo super complicado. Para mim foi menos complicado porque eu estava no meio do avião. Mas quem estava na frente ou atrás contou que foi feio o negócio, porque deu para ver o avião muito perto do mar várias vezes nas horas em que arremeteu”, disse Renato Araújo.

O drama aconteceu um pouco antes da competição em Tóquio, que garantiu Diego Hypolito e Arthur Zanetti nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. O caminho para o país asiático teve uma escala na Cidade do México que não deu certo. Por conta do mau tempo, o avião foi levado para Tijuana, na fronteira com os Estados Unidos.

Só que a estratégia também não deu certo. O avião teve de arremeter (nome que se dá à manobra em que o veículo volta para o ar depois de quase aterrissar) duas vezes e foi levado para a cidade de Mazotlán, também no México. No dia seguinte, a delegação brasileira foi ao Japão e encontrou mais problemas.

Na chegada a Tóquio, o avião sofreu uma turbulência acima do normal quando entrou em um tufão. A aeronave ficou cerca de 20 minutos sem contato com a torre de controle e cercada por outros sete aviões, que poderiam colidir a qualquer momento.

Brasileiros no décimo primeiro dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo primeiro dia do Pan de Guadalajara

“Foi muito complicado. Balançava muito e estava todo mundo com muito medo. A gente viu as comissárias de bordo chorando, o que deixou a gente muito preocupado. Mas graças a Deus nosso objetivo não foi atrapalhado", disse Petrix Barbosa, após o ouro do Brasil por equipes entre os homens.

Uma vez no solo, as coisas foram mais tranquilas. Diego Hypolito foi terceiro colocado no solo e Arthur Zanetti vice-campeão mundial nas argolas. O time masculino também terminou na 13ª colocação e vai tentar garantir sua ida a Londres no pré-olímpico da modalidade no ano que vem. 

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros