UOL Pan 2011 Facebook ajuda Mello a encontrar "tia" famosa por criar o "Parabéns pra você" - 19/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/19/facebook-ajuda-mello-a-encontrar-familia-famosa-por-criar-o-parabens-pra-voce.htm
  • Facebook ajuda Mello a encontrar "tia" famosa por criar o "Parabéns pra você"
  • 26/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
19/10/2011 - 07h00

Facebook ajuda Mello a encontrar "tia" famosa por criar o "Parabéns pra você"

Gustavo Franceschini
Em Guadalajara (México)

Ricardo Mello é um parente distante da criadora da versão em português do “Parabéns pra você”, de um dos críticos musicais mais respeitados do país e de um velejador que dá a volta ao mundo. Membro da mais que centenária família Homem de Mello, o tenista brasileiro conta que hoje em dia é o Facebook que ajuda a unir os membros distantes do clã que foi até tema de um livro.

A publicação em questão é a “Genealogia da família Homem de Mello”, de Gastão Homem de Mello, em 1985, que conta que o nome da família vem de uma antiga vila portuguesa chamada Melo. Um dos patriarcas certa vez teria salvo o rei em uma batalha, e passou a ser chamado de o “homem”.

No Brasil, no entanto, a fama não tem nada a ver com a nobreza. Berta Celeste Homem de Mello ganhou um concurso da Rádio Nacional, em 1941, para traduzir a música “Happy Birthday to You” para o português. Surgia, então, o “Parabéns pra você” que embala os aniversários dos brasileiros até hoje.

A lista de destaques da família ainda tem o crítico Zuza Homem de Mello e inúmeros políticos, que espalham o nome por ruas de diversas cidades do Brasil. Todos parentes distantes de Ricardo.

“É uma família muito grande mesmo, tem muitas ramificações e eu nem conheço todo mundo. Mas agora está um pouco melhor com o Facebook, porque a gente se encontra mais fácil. O pessoal tem organizado uns almoços a cada três meses. Eu já fui em um, e é bom para rever os primos distantes e tal”, disse Ricardo Homem de Mello, um dos destaques da família atualmente, segundo o site “www.homemdemello.com.br”, que traz várias histórias sobre o clã.

O próprio Ricardo já se surpreendeu com o alcance de seu sobrenome em um aeroporto. Certa vez, a caminho de um torneio do circuito mundial, encontrou e comprou o livro “Diário de Bordo”, de André Magalhães Homem de Mello, que conta a viagem do velejador pelo mundo em um barco.

“Eu acabei de ler há pouco tempo. Quando eu vi, comprei por causa do sobrenome, mas acabei gostando bastante do conteúdo”, disse Ricardo Mello, que venceu seu primeiro compromisso no torneio de simples no Pan e segue vivo na competição ao lado de Rogério Dutra Silva. João Souza, o Feijão, melhor brasileiro no ranking mundial, foi eliminado na sua estreia.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros