UOL Pan 2011 Brasil se envolve em confusões em dia de ouro solitário no Pan - 23/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/23/brasil-se-envolve-em-confusoes-em-dia-de-ouro-solitario-no-pan.htm
  • Brasil se envolve em confusões em dia de ouro solitário no Pan
  • 22/09/2021
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Emanuel e Alison beijam medalha de ouro, conquista sem direito a problema no México

Emanuel e Alison beijam medalha de ouro, conquista sem direito a problema no México

23/10/2011 - 00h59

Brasil se envolve em confusões em dia de ouro solitário no Pan

Do UOL Esporte
Em Guadalajara (México)

O Brasil subiu ao topo do pódio uma única vez neste sábado, com Emanuel e Alison no vôlei de praia (outros dois ouros foram garantidos na vela, mas o pódio só acontecerá no domingo), mas foi campeão em se meter em confusão. Tendo ou não razão, os brasileiros se envolveram em polêmicas no tênis, tiro, luta livre e maratona aquática. Confira:

TRAPALHADAS DA ARBITRAGEM

Na disputa da medalha de bronze das duplas mistas do tênis teve de tudo: bola fora que o juiz deu dentro, bola dentro que o juiz deu fora, ponto que foi remarcado após reclamação e até mesmo erro na contagem do super tie-break. Apesar de tudo isso, Ana Clara Duarte e Rogério Dutra Silva mantiveram a cabeça no lugar e venceram os venezuelano Perez e Recarte para chegar ao pódio.

ERRO FAZ BRASILEIRA PERDER DUAS VEZES

Enfrentar a vice-campeã mundial não é fácil. Ter que fazer isso duas vezes seguidas é pior ainda. Foi o que aconteceu com Joice da Silva, que precisou lutar duas vezes contra a norte-americana Helen Maroulis porque os juízes confundiram o seu estilo, luta livre, com a luta greco-romana. Resultado, duas derrotas para a brasileira, que acabou ficando com o bronze no Pan de Guadalajara.

PRATA PARA A BRASILEIRA ERRADA

A final da maratona aquática feminina foi tão apertada que confundiu o locutor oficial da sub-sede de Puerto Vallarta dos Jogos Pan-Americanos. Ele anunciou que Ana Marcela Cunha havia conquistado a medalha de prata. Os jornalistas correram para entrevistar a atleta, que corrigiu o equívoco. O segundo lugar ficou com outra brasileira, Poliana Okimoto, que repetiu a medalha conquistada quatro anos atrás no Rio de Janeiro. Ana Marcela terminou a prova na quinta posição.

ORGANIZAÇÃO DÁ MEDALHA, MAS TIRA EM SEGUIDA

Emerson Duarte sentiu por alguns minutos o gosto de uma medalha pan-americana. Ele terminou a prova de tiro rápido em quarto lugar, mas os organizadores decidiram punir um adversário, dando assim o bronze ao brasileiro. Entretanto, pouco tempo depois a punição foi retirada e Emerson voltou a ficar fora do pódio em Guadalajara.
Brasileiros no oitavo dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no oitavo dia do Pan de Guadalajara

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros