UOL Pan 2011 Jaque revela perda rápida de sensibilidade dos membros, se emociona e agradece carinho - 18/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/18/jaque-revela-perda-rapida-de-sensibilidade-dos-membros-se-emociona-e-agradece-carinho.htm
  • Jaque revela perda rápida de sensibilidade dos membros, se emociona e agradece carinho
  • 24/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Jaqueline chora ao conversar com a imprensa nesta terça em Guadalajara

Jaqueline chora ao conversar com a imprensa nesta terça em Guadalajara

18/10/2011 - 14h08

Jaque revela perda rápida de sensibilidade dos membros, se emociona e agradece carinho

Roberta Nomura
Em Guadalajara (México)

Jaqueline está em plena recuperação após sofrer uma concussão cerebral e fratura cervical em choque com a líbero Fabi durante a estreia do Brasil no Pan de Guadalajara. A ponteira foi submetida a novos exames e segue com o colar no pescoço. Nesta terça-feira, a jogadora de vôlei conversou com a imprensa, se emocionou e agradeceu o carinho: “não sabia que era tão querida”. Ela revelou ainda que logo após bater cabeça com a companheira não conseguiu sentir os membros superiores e inferiores.

Brasileiros no quarto dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no quarto dia do Pan de Guadalajara

O lance ocorreu no início do segundo set da vitória do Brasil sobre a República Dominicana na estreia do time no Pan. Jaqueline tentou salvar uma bola e bateu cabeça com Fabi. Ela ficou caída e sem se mexer por alguns minutos. Foi retirada de maca e encaminhada imediatamente ao hospital. “Na hora do choque senti algo que nunca tinha sentido na vida. Meu corpo estava dormente e me desesperei porque vi as pessoas preocupadas. Não conseguia sentir meus braços e minhas pernas, mas logo voltou. Com todo o trabalho que foi feito, deu tudo certo. Não me faltou nada e só queria passar para minha família que está tudo bem”, disse a ponteira.

"SOU BRASILEIRA E NÃO DESISTO NUNCA"

  • Ricardo Ribeiro/Vipcomm/Divulgação

    Jaqueline teria muitos motivos para estar abatida, mas novamente se mostrou tranquila. A jogadora já teve trombose aos 17 anos , passou por cirurgias no joelho, perdeu o Pan do Rio-2007 por doping e, em maio, teve a gravidez interrompida. Agora, sofreu uma concussão cerebral e uma fratura cervical e terá que ficar novamente de fora da seleção brasileira. E a ponteira está disposta a superar mais um obstáculo em sua carreira. "Tenho muita força. Aprendi isso com a minha família desde a infância. Já passamos por dificuldades e vencemos. Vou mostrar de novo que consigo reverter isso. Sou brasileira e não desisto nunca".

    A musa do vôlei nacional se emocionou com o carinho que recebeu desde a lesão sofrida no sábado. "Não imaginava um carinho tão grande. É tanto amor, que só está me fortalecendo para que eu possa melhorar diariamente", falou. Ela agradeceu inúmeras vezes e garantiu: "Vou voltar dando show".

Jaqueline recebeu a imprensa no hospital em que recebeu o atendimento. E durante os 16 minutos de entrevista coletiva, a ponteira se emocionou. Ela foi às lágrimas em dois momentos e estava com a voz embargada. Fez questão de agradecer todo o carinho que recebeu. “Não é fácil passar por tudo o que estou passando. Queria agradecer a todos que estão aqui e no Brasil. Não sabia que era tão querida. Estou muito feliz, apesar de tudo o que estou passando”.

A ponteira terá que permanecer com o colar cervical de quatro a seis semanas, em repouso e sem realizar atividades físicas. “O colar é o remédio dela. Tem que usar para o ligamento cicatrizar direitinho e para que a recuperação se dê por completo”, explicou o médico da seleção brasileira Julio Nardelli. Ele disse ainda que não há um prazo fixo de recuperação, mas acredita em um retorno às quadras ainda neste ano. A presença dela na Copa do Mundo está praticamente descartada.

Mesmo assim, o técnico José Roberto Guimarães ainda aguarda a evolução da recuperação. “O Zé não desiste fácil das coisas. Até o último momento ele vai tentar. Em nenhum momento ele desistiu de mim e sempre esteve comigo. Quando ele fala isso é porque tem confiança em mim. E eu vou voltar muito mais forte”, afirmou Jaqueline. Descartada do Pan por causa da lesão, a ponteira já pode voltar para o Brasil. O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) estava com dificuldade para encontrar um voo para encaixá-la, mas conseguiu ainda para esta terça-feira - ela desembarca no Brasil na quarta.

Preocupação com a mãe

Enquanto permanece longe da família, Jaqueline tenta ao máximo tranquilizar a mãe Joseane – foco de maior preocupação da ponteira. Ainda na maca, a atleta pedia para os médicos ligarem para a mãe. “Ela era a minha maior preocupação. Porque o Murilo [marido e também jogador de vôlei] é tranquilo. Eles ligaram, mas eu só fiquei mais tranquila quando falei com ela”, contou.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros