UOL Pan 2011 Daniele Hypolito descarta voltar com Oleg e expõe racha na ginástica brasileira - 27/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/27/daniele-hypolito-descarta-voltar-com-oleg-e-expoe-racha-na-ginastica-brasileira.htm
  • Daniele Hypolito descarta voltar com Oleg e expõe racha na ginástica brasileira
  • 26/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
27/10/2011 - 07h00

Daniele Hypolito descarta voltar com Oleg e expõe racha na ginástica brasileira

Gustavo Franceschini
Em Guadalajara (MEX)

A brasileira Daniele Hypolito discordou da colega de seleção Daiane dos Santos e descartou a hipótese de voltar a treinar com o ucraniano Oleg Ostapenko em uma possível reedição da seleção permanente. Em entrevista após sua participação na competição individual geral do Pan de Guadalajara, ela rasgou elogios aos seus técnicos atuais e expôs a falta de união do time verde-amarelo.

“A seleção [permanente] foi boa? A resposta está na minha performance. Olha o meu vídeo de Pequim e olha o meu vídeo agora. Eu sou uma atleta muito melhor agora. Eu agradeço o que o Oleg e a Irina [Iliaschenlo, ex-assistente do ucraniano] fizeram pelo nosso país, mas eu não deixo os meus treinadores atuais, que me fizeram voltar para a ginástica”, disse Daniele Hypolito.

O problema todo está no desempenho da equipe verde-amarela, que ficou fora do pódio por equipes do Pan pela primeira vez desde a edição de 1995, em Mar del Plata. A queda de rendimento fez Daiane dos Santos falar em voltar a treinar com Oleg Ostapenko, que voltou ao Brasil para um projeto de formação de talentos em Curitiba, antiga sede da seleção permanente.

O ucraniano comandou as meninas do Brasil de 2001 a 2008 em um sistema muito rígido de treinamento. Depois do fim da seleção, sobraram críticas das ginastas ao tratamento dispensado pela comissão técnica a elas, que incluiriam humilhações e negligência médica.

Hoje, com cada uma em seus clubes, o Brasil está ameaçado de ficar fora dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Para evitar o vexame, precisa ir bem no evento-teste que ocorrerá na Inglaterra no início do ano que vem. A comparação com o time masculino, ouro em Guadalajara, é inevitável.

Brasileiros no décimo segundo dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo segundo dia do Pan de Guadalajara

“Ontem [terça-feira] eu fiquei super feliz pelos meninos. Eles merecem mais do que ninguém essa medalha, porque trabalham muito e são muito unidos. Você percebe isso em cada troca de aparelhos deles. Todos se apoiam e se ajudam”, disse Daniele Hypolito, que não escondeu sua opinião quando perguntada sobre a “união” entre as meninas.

“É claro que nós torcemos umas pelas outras, mas realmente a gente precisa entrar com uma equipe mais forte. A gente teve dois times nas duas últimas Olimpíadas com potencial, o que não temos agora”, disse a ginasta. 

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros