UOL Pan 2011 Após perder Pans e Olimpíadas por lesões, Japa, do handebol, lamenta prata na estreia - 25/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/25/apos-perder-pans-e-olimpiadas-por-lesoes-japa-do-handebol-lamenta-prata-na-estreia.htm
  • Após perder Pans e Olimpíadas por lesões, Japa, do handebol, lamenta prata na estreia
  • 19/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Japa (esquerda) lamenta a derrota do Brasil para a Argentina na final do handebool

Japa (esquerda) lamenta a derrota do Brasil para a Argentina na final do handebool

25/10/2011 - 12h00

Após perder Pans e Olimpíadas por lesões, Japa, do handebol, lamenta prata na estreia

Gustavo Franceschini
Em Guadalajara (México)

Gustavo Nakamura, o Japa, estreou na seleção de handebol do Brasil em 2001. Só na última segunda-feira, no entanto, ele teve sua primeira chance de ganhar um ouro em um Pan. Com histórico de lesões em momentos-chave da carreira, o jogador lamenta que sua estreia tenha sido justamente quando o país perdeu a hegemonia continental para a Argentina, medalha de ouro em Guadalajara.

“Agora eu não me machuquei. Fizemos um bom trabalho até a semifinal. Hoje [segunda] a gente fez de tudo, mas tivemos muitas exclusões e complicamos o jogo”, disse Japa, após a derrota por 26 a 23 para os rivais que, de quebra, garantiram passagem para os Jogos de Londres, em 2012.

A derrota na hora decisiva pode complicar ainda mais os planos de Japa. O jogador ficou fora do Pan de Santo Domingo, em 2003, e das Olimpíadas de Atenas, em 2004, por problemas médicos. No último ciclo olímpico, então, seu azar foi quase cinematográfico.

“Tive uma torção um mês e meio antes de ir para o Pan do Rio de Janeiro e tive de ser cortado. Aí segui com a seleção na preparação para Pequim. Fizemos uns jogos-treino no Egito e na Macedônia, e na volta eu tinha jogo do clube dois dias depois. Aí tive um problema no pulso esquerdo que tinha de ser resolvido com cirurgia. Eram 4 meses para voltar a jogar e estávamos a dois das Olimpíadas”, disse Japa, parecendo conformado com a falta de sorte.

Desta vez, ele torceu, tomou cuidado e conseguiu ir ao Pan. Só que em quadra as coisas não deram tão certo. Com a derrota para a Argentina, o time brasileiro terá de ir ao Pré-Olímpico europeu para tentar uma vaga na repescagem do continente mais forte do esporte.

“Eu vou buscar isso ainda. É muito difícil. O caminho pelo Pan era mais fácil, mas esse é um sonho que eu tenho e eu vou lutar até quando eu puder”, disse Japa.
 

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros