UOL Pan 2011 À sombra de Leonas, seleção masculina admite: hóquei é coisa de menina na Argentina - 23/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/23/a-sombra-de-leonas-selecao-masculina-admite-hoquei-e-coisa-de-menina-na-argentina.htm
  • À sombra de Leonas, seleção masculina admite: hóquei é coisa de menina na Argentina
  • 16/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Time masculino da Argentina é ofuscado pela popularidade das Leonas

Time masculino da Argentina é ofuscado pela popularidade das Leonas

23/10/2011 - 10h00

À sombra de Leonas, seleção masculina admite: hóquei é coisa de menina na Argentina

Bruno Doro
Em Guadalajara (México)

Eles são rápidos, ágeis, fortes e estão entre os favoritos para a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos. Mas o time masculino da Argentina de hóquei na grama não consegue fugir de um estigma: em seu país, eles disputam um “esporte de meninas”. E as culpadas são as “Leonas”.

LEONAS TÊM A SUA MARADONA: AYMAR

  • Gaspar Nobrega/Inovafoto/COB

    Luciana Aymar está para o hóquei assim como Maradona está para o futebol. La Maga, como é conhecida na Argentina, lidera o badalado time das leonas sem falsa modéstia. Assume a superioridade que lhe rendeu o título de melhor do mundo sete vezes, dá-se ao luxo de treinar com homens e se poupa contra rivais fracos. Toda a força, porém, também dá lugar à vaidade quando ela pisa no gramado: ela usa a cor rosa onde pode. Tênis, taco, unha, presilha...

Atuais campeãs da Copa do Mundo, medalhistas olímpicas e musas do esporte hermano, elas roubam, completamente, o brilho dentro da modalidade. O espaço para os homens é mínimo e, o pior, eles sabem disso. “Não podemos fazer nada. Elas são as melhores do mundo, merecem. O que precisamos fazer é tentar, também, ser o melhor time do mundo”, diz Rodrigo Vila, um dos mais experiente do time.

Na Argentina, o hóquei é um dos esportes mais praticados em colégios. O problema é que ele é dominado pelas meninas. “Na Argentina, o hóquei é esporte escolar. Mas só para as meninas. Os meninos preferem futebol ou rúgbi”, explica Vila.

Com isso, o nível da seleção argentina masculino não é o mesmo do feminino. Imagine o futebol no Brasil: como todo mundo já praticou a modalidade um dia, não é difícil concluir que, entre 200 milhões de pessoas, algum craque apareça. Na Argentina, esse fenômeno ocorre com o hóquei feminino. Toda menina chegou a pegar um taco e correr atrás da bola nas gramas durante as aulas de educação física.

“Como os meninos não jogam tanto, temos menos jogadores. É uma conta simples. Todas as meninas jogam hóquei. E todos os meninos jogam rúgbi ou futebol. Por isso o time argentino é tão bom nesses esportes”, completa Vila.

Se as Leonas conquistaram o ouro nos Jogos Pan-Americanos em todas as edições desde 1987, os homens alternam títulos com o Canadá. Em Guadalajara-2011, a importância da competição é enorme: o time, que não foi para as Olimpíadas de Pequim, está lutando para voltar aos Jogos. Para isso, precisa vencer o Canadá, provável rival, na decisão.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros