Thiago Pereira pula na água para a disputa da eliminatória da prova dos 100 m costas
17/10/2011 - 14h31
Thiago Pereira vai à final dos 100 m costas e continua busca por recorde no Pan
Do UOL Esporte Em São Paulo
A caminhada de Thiago Pereira em busca das oito medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara continua perfeita até aqui. Nesta segunda-feira, o nadador brasileiro passou à final da prova dos 100 m costas e buscará a partir das 22h (horário de Brasília) sua terceira conquista dourada no México.
CIELO GANHA APOSTA AO NADAR ABAIXO DOS 48S PELA 1ª VEZ DESDE 2009
Os cerca de 1.500 m de altitude transformaram as provas de natação dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara em incógnitas. Cesar Cielo mesmo estava em dúvida de como seu corpo reagiria. Dentro da água, o campeão olímpico e bi mundial não teve problemas e sobrou. Ele nadou os 100 m livre abaixo dos 48s pela primeira vez desde 2009 e conquistou dois ouros em um intervalo de pouco mais de uma hora. Agora, comemora os dois pódios e a vitória em uma aposta com o técnico Alberto Silva, o Albertinho. Leia mais
Pereira dominou a primeira parte da prova, mas depois diminuiu o ritmo e revelou ter se poupado para aguentar a maratona de provas que está disputando no Pan. O brasileiro fez 55s50 e chegou em segundo lugar da sua bateria.
“Deu para segurar um pouquinho. É estratégia, não tem jeito, a semana inteira nadando muitas provas. Eu nadei forte na minha primeira parte. Eu estou satisfeito, vai dar para brigar forte à tarde”, afirmou em entrevista à TV Record.
O Brasil terá dois representantes na final da prova, pois além de Thiago Pereira, Guilherme Guido, que nadou na primeira série, fez 55s71 e também estará na briga por medalhas nesta noite.
No sábado, Pereira “sobrou” na final dos 400 m medley e venceu a prova com facilidade. O segundo ouro veio de maneira ainda 'mais fácil', o brasileiro nem precisou cair na água na decisão e contou com a colaboração dos compatriotas Cesar Cielo, Bruno Fratus, Nicholas Santos e Nicolas Oliveira, que garantiram o lugar mais alto do pódio no revezamento 4x100 m livre. Pereira nadou a eliminatória da prova e por isso não também ficou com a conquista.
Para fechar a conta de oito medalhas de ouro, o nadador fluminense ainda disputará as provas dos 200 m medley, 100 m costas, 200 m peito e os revezamentos 4x100 m medley e 4x200 m livre.
As eliminatórias desta segunda-feira ainda contaram com outros brasileiros na briga por um lugar na decisão das provas. Nos 400 m, Joanna Maranhão terminou na quarta colocação da sua bateria com o tempo de 4min18s85 e está classificada para a final. Manuella Lyrio foi a outra representante brasileira e ficou fora da decisão.
Na disputa dos 1.500 m, Lucas Kanieski e Luiz Arapiraca foram os atletas brasileiros na disputa. Porém, apenas Kanieski, que fez o quarto melhor tempo das eliminatórias, avançou para a final.
Depois da dobradinha nos 100 m peito, o Brasil pode repetir a dose nos 200 m borboleta, já que Kaio Márcio e Leonardo de Deus avançaram com o segundo e terceiro melhor tempo respectivamente.
Já nos 100 peito apenas Tatiane Sakemi passou para a decisão da prova. A nadadora brasileira avançou com a quarta melhor marca. Carolina Mussi também esteve na disputa, mas ficou pelo caminho.