UOL Pan 2011 Produtos do Pan-2011 chegam à Rússia e inusitado artigo típico é 2º mais caro - 22/08/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/08/22/produtos-do-pan-2011-chegam-a-russia-e-inusitado-artigo-tipico-e-2-mais-caro.htm
  • Produtos do Pan-2011 chegam à Rússia e inusitado artigo típico é 2º mais caro
  • 23/09/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Chinelos, mascotes, canecas... e máscara de luta livre estão entre as sensações

Chinelos, mascotes, canecas... e máscara de luta livre estão entre as sensações

22/08/2011 - 07h00

Produtos do Pan-2011 chegam à Rússia e inusitado artigo típico é 2º mais caro

Roberta Nomura
Em São Paulo

Os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara serão disputados de 14 a 30 de outubro. E é justamente neste período que a organização prevê pico de vendas de seus produtos licenciados. Enquanto o evento não começa, o site oficial é um dos grandes responsáveis pelo movimento do mercado. É por meio dele, por exemplo, que compradores internacionais fazem aquisições. O Brasil não está na lista de interessados, mas a Rússia – que nem sequer participa do Pan – já tem um colecionador atrás de souvenirs.

A loja virtual estreou em 27 de junho e não há levantamento oficial de vendas. “A difusão mais forte da página tem sido feita por meio das nossas redes sociais. Em geral, o resultado das vendas a um mês e meio do Pan pode ser classificado como satisfatório, esperando obviamente que a demanda aumente consideravelmente durante o evento”, afirmou a chefe de licenças e marcas próprias dos 16º Jogos Pan-Americanos, Laura Ordorica.

O site ainda apresenta instabilidade. Nas noites de sexta e domingo, não foi possível visualizar os produtos. Mas a página tem a intenção de atender a todo o mundo. A demanda inclusive surpreende e já despertou interesse em um país que sequer participa do Pan-Americano. “Neste momento foram registrados pedidos de pessoas de países como Rússia, Chile, Colômbia e Argentina, que compartilharam seu interesse em produtos da categoria de colecionadores, como broches, por exemplo, que neste momento estão em processo de aprovação para poder começar a ser comercializado”, contou Laura.

E há certa comodidade para quem quer comprar os produtos e não mora no México. No site da loja oficial, as peças aparecem em pesos mexicanos. Mas se alguém realiza a compra internacional, a página efetua a conversão automática para a moeda do país em que a transação é efetuada. Há cerca de 200 artigos disponíveis, com mais de mil modelos distintos.

Na lista de produtos constam itens mais baratos como canetas (69 pesos mexicanos ou R$ 9,00), bandeiras (59 pesos ou R$ 7,69) e adesivos (19 pesos ou R$ 2,48). Entre os mais caros, os óculos da Oakley (2.569 pesos ou R$ 335,00) lideram, seguidos por um artigo típico do México: máscaras de luta livre (499,00 pesos ou R$ 65,07).

A peça entrou na vitrine de vendas em 19 de julho e é um dos carros-chefes da loja virtual. “Definitivamente é um produto típico da cultura mexicana, e obviamente se espera que sejam muito populares entre os consumidores. Inicialmente a empresa que adquiriu a licença mandou produzir 2.000 peças, mas se existir uma demanda maior, eles terão que produzir mais”, explicou Laura Ordorica.

As máscaras de luta livre ainda não caíram no gosto popular e estão fora do ranking de produtos mais vendidos. Segundo Laura, o que mais fez sucesso até o momento são almofadas, que vão de 45,24 pesos mexicanos (R$ 5,90) a 226,20 pesos (R$ 29,50). O segundo artigo mais procurado é o passaporte pan-americano, que conta com camiseta e livro básico com dicas e descontos em hoteis, restaurantes e serviços de aluguel de carro (179,50 pesos ou R$ 23,41). Os chinelos aparecem logo atrás (149 pesos ou R$ 19,43).

 

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros