UOL Pan 2011 Rúgbi do Brasil fica em penúltimo e faz a festa da torcida com volta olímpica - 30/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/30/rugbi-do-brasil-fica-em-penultimo-e-faz-a-festa-da-torcida-com-volta-olimpica.htm
  • Rúgbi do Brasil fica em penúltimo e faz a festa da torcida com volta olímpica
  • 19/03/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Brasileiros comemoram a vitória contra a Guiana que deu o sétimo lugar no rúgbi

Brasileiros comemoram a vitória contra a Guiana que deu o sétimo lugar no rúgbi

30/10/2011 - 18h32

Rúgbi do Brasil fica em penúltimo e faz a festa da torcida com volta olímpica

Alexandre Sinato
Em Guadalajara (México)

Depois de perder dois jogos seguidos e desperdiçar a chance de brigar por uma medalha no Pan, o rúgbi do Brasil fez a festa dos mexicanos. A equipe conquistou sua única vitória deste domingo ao superar a Guiana por 26 a 7, mas chamou a atenção mesmo pela volta olímpica que animou a torcida. No fim das contas, contudo, o Brasil precisou se contentar com o sétimo lugar entre as oito seleções que disputaram o Pan.

Brasileiros no décimo sexto dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo sexto dia do Pan de Guadalajara

“Em um campeonato em Londres demos uma volta olímpica e a torcida toda aplaudiu de pé, então temos esse costume. Mas esse é o espírito brasileiro, esse espírito de festa e comemoração”, resumiu o capitão Fernando Portugal.

Erick Putim, Henrique, Moisés e João Ige fizeram os tries do Brasil no fácil triunfo sobre a Guiana. “Esse resultado mostra que deveríamos estar brigando com Uruguai e Estados Unidos [semifinalistas]. Mas pelo menos pudemos mostrar que lutamos por esse esporte. O Pan serviu para mostrar o rúgbi para os brasileiros”, disse Portugal.

Na primeira fase, o Brasil foi atropelado pelo favorito Canadá e levou 45 a 0 na estreia. Na sequência, chegou a ficar na frente do placar diante dos Estados Unidos, mas acabou empatando por 19 a 19. No terceiro jogo, vitória sobre o Chile por 19 a 14.

O terceiro lugar no grupo B colocou os brasileiros frente a frente com os uruguaios, segunda força da América do Sul. Em um jogo apertado, o Brasil perdeu por 7 a 0 (um try e uma conversão). “Se fosse no futebol, seria um 1 a 0 suado”, lamentou Henrique.

O rúgbi entrou como esporte de demonstração no Pan de Guadalajara e voltará ao programa olímpico no Rio-2016. “Colocamos um pé já nas Olimpíadas do Rio. Nosso crescimento foi grande nos últimos anos e chegaremos com um time competitivo no Rio”, projetou Portugal.

O rúgbi no Brasil é pouco conhecido do grande público, mas ganhou mais espaço no último ano com propagandas irônicas produzidas pela Topper, principal patrocinadora do esporte. Defensores da modalidade, os convocados para o Pan agora querem outra imagem. “Não estamos satisfeitos por perder de pouco”, completou Portugal.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros