UOL Pan 2011 Armadora de 19 anos se salva no bronze da seleção feminina de basquete no Pan - 26/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/26/armadora-de-19-anos-se-salva-no-bronze-da-selecao-feminina-de-basquete-no-pan.htm
  • Armadora de 19 anos se salva no bronze da seleção feminina de basquete no Pan
  • 05/05/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Aos 19 anos, Tássia Carcavalli mostrou maturidade em momentos chave pela seleção

Aos 19 anos, Tássia Carcavalli mostrou maturidade em momentos chave pela seleção

26/10/2011 - 10h00

Armadora de 19 anos se salva no bronze da seleção feminina de basquete no Pan

Bruno Doro
Em Guadalajara (México)

O basquete feminino brasileiro segue sem conquistar a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Érika e Iziane, após temporadas longas na Europa e na WNBA, estiveram longe do que se espera. A defesa do técnico Ênio Vecchi, que tornou fácil a conquista da vaga em Londres-2012 no Pré-Olímpico de Neiva, também não apareceu.

PEGAR O ESTILO DE DEFESA É DIFÍCIL PARA QUEM CHEGA DEPOIS, DIZ ÊNIO VECCHI

  • Ênio Vecchi admitiu que Iziane poderia ter contribuído mais na partida em que o Brasil perdeu para Porto Rico, mas não explicou quais “critérios técnicos” usou para deixar a atleta no banco na reta final da semifinal.

    Após a conquista da medalha de bronze, porém, ele fez uma análise do campeonato da ala e admitiu que, pela falta de treino com a equipe, a jogadora teve problemas para se adaptar ao jogo brasileiro. Principalmente na defesa.

    “A Iziane foi bem, teve uma boa produção. Chegou e não treinou com o time. Isso é muito difícil para a jogadora e a gente entende isso. A avaliação é de que produziu bem”, elogiou o treinador, antes de explicar: “Mas qualquer jogadora que entre nessa situação sofre na defesa e no ataque. Mas talvez na defesa seja mais difícil. O ataque é nossa parte mais criativa. É o que mais gostamos de fazer. Gostamos de correr, de jogar no contra-ataque. A defesa é difícil para todo mundo. É trabalhoso mesmo para quem marca bem”.

Uma jogadora, porém, se salvou no torneio feminino de basquete do Pan de Guadalajara: a armadora Tássia Carcavalli. Aos 19 anos, ela disputou sua primeira competição com a seleção brasileira adulta e, nas duas partidas que definiram o torneio, a derrota contra Porto Rico e a vitória sobre a Colômbia, mostrou personalidade e jogou mais do que Babi, a titular da posição.

“A Tássia cresceu muito e se tornou muito importante para a equipe. Era a primeira competição internacional dela e, mesmo com times de níveis diferentes, existia uma pressão grande. Mas ela conseguiu mostrar muita qualidade, conseguiu se sobressair sobre o restante do grupo. A semifinal e o jogo de hoje são provas disso”, elogiou o técnico Ênio Vecchi.

Babi, do outro lado, acabou sofrendo com a competição. Pela primeira vez, ela teve a responsabilidade de ser a armadora principal da equipe. Foi bem durante a fase de grupos, mas fracassou nos dois jogos finais, principalmente contra Porto Rico, em que ficou só nove minutos em quadra.

“A Bárbara também não foi mal. Foi uma experiência importante para ela. Nunca tinha sido a armadora principal da seleção. Ela tem de passar por isso, não tem como evoluir sem testes como esse”, analisou o treinador. “Agora, não adianta ficar procurando desculpas para o que aconteceu”, justificou a atleta, de 25 anos, que foi reserva de Adrianinha durante o Pré-Olímpico de Neiva.

A situação das duas armadoras mostrou que, apesar de ser o time mais rodado do Pan, contar com atletas da NBA e ter a base que conquistou a vaga olímpica, ainda faltou experiência à equipe. “A Babi e a Tássia fizeram um Pan muito bom, mas é claro que faltou um pouco de vivência em alguns momentos. Mas Jogos como esses são exatamente para isso. Elas saem daqui como jogadoras melhores”, elogiou a ala Iziane.

Brasileiros no décimo primeiro dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo primeiro dia do Pan de Guadalajara

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros