UOL Pan 2011 Diogo Silva perde para norte-americano e fica fora do pódio em Guadalajara - 16/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/16/diogo-silva-perde-para-norte-americano-e-fica-fora-do-podio-em-guadalajara.htm
  • Diogo Silva perde para norte-americano e fica fora do pódio em Guadalajara
  • 19/03/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Após bater jamaicano, Diogo Silva perdeu para norte-americano e deu adeus ao Pan

Após bater jamaicano, Diogo Silva perdeu para norte-americano e deu adeus ao Pan

16/10/2011 - 14h27

Diogo Silva perde para norte-americano e fica fora do pódio em Guadalajara

Bruno Doro
Em Guadalajara (México)

Diogo Silva está fora do Pan do México. Depois de vencer em sua estreia, ele enfrentou um adversário mais forte em seu segundo combate. Contra o norte-americano Terrence Jennings, o brasileiro teve problemas para manter o ritmo de luta e acabou eliminado na categoria até 68kg do taekwondo por 6 a 4.

BRASILEIROS NO PAN DE GUADALAJARA

Cielo ignora altitude, sobra e vai à final com melhor tempo dos 100 m livre Leia mais

"O atleta dos EUA lutou melhor do que eu. Ele soube montar uma boa estratégia. Eu já tinha um plano de não deixar ele ganhar volume. Se a luta fosse assim, sabia que ele era melhor. É um atleta mais forte. Desde o começo fechei a luta, evitando muitos golpes. Mas em um segundo, em um vacilo, ele abriu vantagem. Foi o que definiu a luta. Foi questão de estratégia", justificou o brasileiro.

Ao contrário de sua primeira luta, Diogo fez um combate muito mais cauteloso contra o norte-americano Jennings do que contra o Jamaicano Nicholos Dusard. O brasileiro evitou o confronto. No segundo round, Jennings abriu três pontos de vantagem e só administrou o placar, que indicava 4 a 1. Precisando reverter o resultado, o brasileiro foi para cima no último round mas sofreu com os contra-ataques do adversário, não conseguiu encostar e acabou perdendo por 6 a 4.

Caso vencesse, Diogo já estaria com o bronze garantido, pois no taekwondo não há disputa do terceiro lugar. "Eu estou feliz. Tive um ano ótimo. Classifiquei para os Jogos Olímpicos, ganhei os Jogos Militares. Subi 13 posições no ranking mundial em oito meses. Os Jogos Pan-Americanos são apenas uma etapa disso", completou.

Diogo Silva é um dos rostos mais conhecidos do taekwondo brasileiro. Em 2004, ele foi aos Jogos de Atenas, chamou atenção, mas ficou fora do pódio. Em 2007, no Rio de Janeiro, com seu cabelo dreadlock, deu ao Brasil a primeira medalha de ouro nos Jogos. Em Pan-Americanos, ele ainda tem um bronze em 2003, na República Dominicana.

Em Guadalajara, Diogo está mais comportado. O penteado rastafári deu lugar ao corte escovinha: ele entrou no exército e foi uma das estrelas dos Jogos Mundiais Militares, no Rio de Janeiro, em julho. Lá, ele ficou com a medalha de ouro.

Ele é, também, o único brasileiro classificado para os Jogos de Londres-2012 no taekwondo. A vaga veio com o bronze no Pré-Olímpico de Bakul, no Azerbaijão, também em julho, pouco antes de competir no Rio.

Brasileiros no segundo dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no segundo dia do Pan de Guadalajara

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros