UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
São duas as competições de ginástica rítmica nos Jogos Pan-Americanos: por equipes, com cinco componentes, chamada também de conjunto; e individual. Somente mulheres disputam as provas em cinco aparelhos (corda, arco, maça, fita e bola). Em cada ciclo olímpico, uma modalidade não é disputada. Na época do Pan, a bola ficará fora do tablado.

Na competição por equipes, a Federação Internacional de Ginástica determinou que serão realizadas duas apresentações. Na primeira, os conjuntos se apresentam com cinco cordas e na segunda rotina utilizam três arcos e duas maças. Já na competição individual a atleta, obrigatoriamente, participa de quatro provas (corda, arco, maça e fita) das cinco existentes. São somadas as notas das quatro apresentações para a pontuação total das ginastas.

A corda é feita de linho ou material sintético, proporcional ao tamanho da ginasta que a utiliza. Os movimentos caracterizam-se por balanços, círculos, rotações, figuras com movimentos tipo "oito", lançamentos e capturas. As ginastas saltam com a corda aberta ou dobrada, segurada por ambas as mãos.

No arco, os movimentos mais comuns incluem balanços, rolos, lançamentos e capturas, giros, incursões e rotações no chão e ao redor da mão e outras partes do corpo. O arco é feito de madeira ou plástico, possui diâmetro interior de 80 a 90 cm. O peso mínimo é de 300 g.

Já com a bola, feita de borracha ou material sintético, com diâmetro de 18 a 20 cm e peso mínimo de 400 g, os movimentos mais comuns são ondas, círculos, lançamentos e capturas, giros com a bola no chão e ao longo de partes do corpo. Nas maças, balanços, círculos grandes e pequenos, moinhos, lançamentos e capturas, além de batidas rítmicas, são os movimentos mais comuns. Elas são feitas de madeira ou material sintético, com cerca de 40 e 50 cm de comprimento, e seu peso é de 150 g cada. A cabeça da maça deve ter no máximo 3 cm.

Já as fitas possuem uma vareta que é feita de madeira ou material sintético, com diâmetro máximo de 1 cm, com 50 a 60 cm de comprimento. O material utilizado é cetim com largura de 4 a 6 cm por 6 m de comprimento. O peso deve ser de no mínimo 35 g. São incluídas nas rotinas de fitas, espirais, balanços, círculos, lançamentos e capturas, e movimentos com figuras tipo "oito". A fita deve permanecer em movimento constantemente.

Durante a apresentação de ginástica rítmica, que dura entre 75 e 90 segundos na prova individual e entre 135 e 150 segundos na prova de conjunto, as ginastas devem utilizar toda a área de apresentação, um tapete quadrado de 13 x 13 m. As competidoras devem realizar vários movimentos de corpo e dança, combinados com a manipulação dos apetrechos. A apresentação deve acabar no exato momento em que a música termina, dentro do tempo máximo de exibição. Para cada segundo a mais, a punição é de 0,05 ponto.

O resultado base para cada exercício é de 9,6 pontos, aos quais podem ser descontados pontos em razão de faltas ou acrescidos bônus para exibições excepcionais. Nas competições por grupos, a pontuação base é de 19,20, sendo a pontuação máxima 20 pontos. O julgamento é feito por três juízes.

As faltas eventualmente cometidas ao longo do exercício condicionam a pontuação. Alguns exemplos de faltas cometidas na ginástica rítmica: falta de unidade no exercício; falta de equilíbrio entre os diversos elementos da apresentação; utilizar os aparelhos apenas como decoração e não como parte integrante dos elementos; música inadequada, com pausas prolongadas ou com um final brusco; falta de variedade nos elementos executados, nos movimentos do corpo ou nas transições; e começar o exercício sem contato com o aparelho.

Uma boa apresentação garante bônus para melhorar a nota. Originalidade da coreografia, acompanhamento musical adequado e desempenho excepcional por parte da ginasta são alguns destes exemplos. Outros fatores que contribuem para uma boa apresentação são os saltos, que devem ter uma altura adequada para a estatura da ginasta e do aparelho utilizado, e o equilíbrio, que consiste na formação de uma posição estática no exercício.

Também são pontos importantes para uma perfeita exibição a flexibilidade da atleta e os pivots, ou seja: rotação do corpo que deve partir de uma posição estática, sendo que deve passar um pouco para além dos 360º para ser considerada uma volta completa ou mais de 720º para ser uma volta dupla completa.