UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Ginástica rítmica é 'filhote' da artística

Reuters

Brasil tenta no Rio de Janeiro o terceiro título consecutivo da modalidade

A ginástica rítmica originou-se da ginástica artística e começou a ser praticada na década de 40, na União Soviética. Entretanto, a idéia de unir música e atividade física não é nova. No século 18 já eram realizados estudos sobre desenvolvimento técnico da ginástica com música para a educação infantil.

No começo do século 20, as bases do esporte foram lançadas em vários lugares do mundo. Um nome importante no período foi o da dançarina norte-americana Isadora Duncan, que quebrou os paradigmas.

Quando o esporte surgiu, era chamado de "ginástica moderna". O termo "rítmica" surgiu em função da utilização da música e da dança durante a execução dos movimentos. Naquela época, muitas escolas inovaram a forma como se praticavam os exercícios tradicionais de ginástica artística, aliando o ritmo da música.

Em 1961, os países Leste Europeu organizaram um campeonato internacional de ginástica rítmica. No ano seguinte, a Federação Internacional de Ginástica reconheceu a nova modalidade e criou suas primeiras regras. Com ênfase na elegância e na beleza, a ginástica rítmica difere da artística, que aposta no esforço e na resistência. Os equipamentos, usados apenas como suportes para as acrobacias na ginástica artística, são complementos dos movimentos na rítmica.

O primeiro Mundial da modalidade foi disputado em 1963, em Budapeste, já com a maioria dos equipamentos utilizados nos dias de hoje, com exceção das fitas e das maças, incorporados ao esporte apenas em 1966.

Nas Olimpíadas de Los Angeles-1984, a ginástica rítmica faz a sua estréia nos Jogos. As melhores ginastas do mundo, provenientes dos países do Leste Europeu, não participaram por causa do boicote liderado pela ex-União Soviética. No Pan, a primeira aparição da GRD aconteceu em 1955, com provas de cordas e maças dentro da ginástica artística. A estréia oficial só aconteceu em Indianápolis, em 1987.