Cubanas comemoram a vitória no revezamento 4x400 m em Guadalajara
A delegação brasileira figurou na segunda colocação do quadro de medalha dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara praticamente durante toda a competição no México. Porém, o Brasil foi ultrapassado por Cuba na última segunda-feira, que até o início do penúltimo dia de competições tinha conquistado sete ouros a mais.
O crescimento de Cuba foi impulsionado pelo bom desempenho atletas da ilha de Fidel Castro nas provas de atletismo. Com as 18 medalhas de ouros conquistadas na modalidade, a delegação igualou o resultado conseguido nas pistas em Havana-1991 e Mar del Plata-1995.
Enquanto isso, os brasileiros conquistaram nove medalhas. Uma das disputas diretas entre Brasil e Cuba foi no salto com vara feminino, em que a cubana Yarisley Silva acabou vencendo a brasileira Fabiana Murer e ficou com o ouro.
O bom desempenho de Cuba foi exaltado por Fidel Castro em sua coluna no jornal Cuba Debate. “Sigo, apesar do meu trabalho, os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011. Nosso país se orgulha desses jovens são exemplos para o mundo desprendimento e espírito de solidariedade. Felicito-os calorosamente e ninguém poderá tirar o lugar de honra que eles ganharam”, escreveu.
Veja o perfil dos atletas brasileiros