Bernardo Alves conquistou o bronze nos saltos do hipismo individual
29/10/2011 - 18h46
Bernardo Alves conta com falha americana no fim, fica com bronze e quebra sina nos saltos
Roberta Nomura Em Guadalajara (México)
Rodrigo Pessoa ficou de fora da final individual dos saltos por lesão da égua HH Ashley. Mesmo sem o medalhista de prata no Pan do Rio-2007, o Brasil subiu ao pódio em Guadalajara. Bernardo Alves estava em quarto, mas contou com uma falha do norte-americano Mclain Lindsey Ward no fim e faturou o bronze. O resultado deste sábado quebra a sina na prova mais badalada do hipismo – desde Havana-1991, o país só obtinha medalhas de oito em oito anos em Pans.
SEM CHANCE DE MEDALHA, DODA MIRANDA POUPA CAVALO E CRITICA O PISO RUIM
Doda Miranda entrou na final individual dos saltos no lugar de Rodrigo Pessoa, que abdicou da disputa por causa de uma lesão de sua égua. O marido de Athina Onassis participou da segunda rodada, mas abriu mão do percurso que decidiria a medalha.
Sem chance de pódio, ele decidiu poupar seu cavalo. "Ele estava muito abaixo do normal, a cerca de 50% de sua potência", explicou. Os cavaleiros criticam o piso do Guadalajara Country Club. "Não é bom mesmo. É muito duro. A égua do Rodrigo se machucou no piso e o cavalo de um canadense também", criticou Doda Miranda.
O Brasil sofria um gargalo de uma edição no salto individual. No torneio cubano, Vitor Alves Teixeira levou o bronze. Quatro anos depois, em Mar del Plata-1995, nenhum brasileiro foi ao pódio. Teixeira conseguiu repetir o desempenho anterior e voltou a ser terceiro em Winnipeg-1999. Em Santo Domingo-2003, medalha só por equipe. Há quatro anos, Rodrigo Pessoa obteve a prata.
Agora, Bernardo Alves levou o bronze sem espaçar mais quatro anos. Ele terminou a primeira rodada da final individual de saltos na quarta colocação. O brasileiro zerou o percurso – assim como seus principais concorrentes à medalha - e estava na quarta colocação. Montado na égua Bridgit, o mineiro fez sua parte, conseguiu sair da última série sem cometer nenhuma falta e jogou a pressão para os norte-americanos.
Na sequência, Mclain Ward derrubou um obstáculo, perdeu quatro pontos e somou 6,02. Bernardo Alves, com 2,09 pontos perdidos, já tinha o bronze garantido. As norte-americanas Christine McCrea e Elizabeth Madden ainda fizeram o percurso depois, inverteram posições e terminaram com o ouro e a prata, respectivamente.
"Estou muito contente. Foi um ano difícil. A Bridgit sofreu uma lesão em fevereiro. Achei que não ia dar tempo de fazer um trabalho bom para cá. Mas ela atingiu seu auge aqui no Pan e estou muito feliz", falou Bernardo Alves.