UOL Pan 2011 Após 3 ippons na mesma luta, Coxinha é finalista com outra confusão; Brasil faz 3 finais - 28/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/28/apos-3-ippons-na-mesma-luta-coxinha-e-finalista-com-outra-confusao-brasil-faz-3-finais.htm
  • Após 3 ippons na mesma luta, Coxinha é finalista com outra confusão; Brasil faz 3 finais
  • 15/10/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Leandro Cunha, o Coxinha, vence o canadense Mehmedovic e briga pelo ouro

Leandro Cunha, o Coxinha, vence o canadense Mehmedovic e briga pelo ouro

28/10/2011 - 14h38

Após 3 ippons na mesma luta, Coxinha é finalista com outra confusão; Brasil faz 3 finais

Bruno Doro
Em Guadalajara (México)

O vice-campeão mundial Leandro Cunha, o Coxinha, está na final dos 66 kg do judô no Pan de Guadalajara após duas confusões. Primeiro, ele venceu uma luta com três ippons. No segundo, um waza-ari se transformou em ippon para que ele chegasse à decisão. O Brasil chegou a a outras duas finais nesta sexta-feira, com Bruno Mendonça e Rafaela Silva - Katherine Campos, nos 63 kg, perdeu na semi e luta pelo bronze.

Em sua estreia, Leandro venceu uma luta com duas marcações confusas. O juiz central, o mexicano Eric Romero, marcou três golpes perfeitos para o brasileiro, mas só um foi validado. Nos três primeiros, a mesa obrigou o árbitro a voltar atrás na decisão. O terceiro marcou a vitória sobre o canadense Sasha Mehmedovic, a 1min26s do final.

Brasileiros no décimo quarto dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo quarto dia do Pan de Guadalajara

A cena dos dois ippons invalidados foi tão inusitada que, após o primeiro, o técnico do Brasil, Luiz Shinohara, pensou que o combate tinha terminado. Saiu da área de lutas e voltou rapidamente para o tatame de aquecimento, para acompanhar o segundo brasileiro que luta nesta sexta, Bruno Mendonça. Ele voltou para ver o segundo ippon invalidado, após ser chamado pelo médico da equipe, Breno Schor.

Em sua segunda luta, Coxinha venceu Francisco Carreon. O golpe foi, inicialmente, marcado como waza-ari, mas a juiza central Barbara Houston, dos EUA, corrigiu para ippon, após reclamação brasileira e pedido da mesa de arbitragem. Seu rival na final será o norte-americano Keneth Hashimoto.

Bruno Mendonça e Rafaela Silva seguiram Coxinha na decisão. Ele venceu o chileno Fernando Salazar por um yuko e, depois, eliminou o canadense Nicholas Tritton, do Canadá, por ippon, para decidir a categoria até 73 kg. A final será contra o argentino Alejandro Clara, que surpreendeu ao eliminar o cubano Ronald Girones na outra semifinal.

Ela aplicou um ippon em sua estreia, contra a canadense Joliane Melançon, e depois passou, por um waza-ari e um yuko, pela colombiana Yadinis Amaris, para fazer a decisão da categoria ate 57 kg. Sua rival na decisão será a cubana Yurisleydis Lupetey, campeã mundial de 2001.

Outra brasileira que lutou nesta sexta também teve um combate confuso. Katherine Campos perdeu para a mexicana Karina Acosta e vai lutar pelo bronze nos 63 kg, mas o combate marcante foi sua estreia: ela superou a porto-riquenha Jessica Garcia e uma queda do tablado de 80 cm. Ela venceu por um yuko e dois shidos. A queda aconteceu quando a lutadora de Porto Rico foi empurrando Katherine Campos para fora da área de luta. A pernambucana caiu do tablado onde está montado o tatame no Pan. O lance causou susto, mas a brasileira saiu ilesa.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros