Adriana da Silva imprimiu forte ritmo na segunda metade da maratona e levou o ouro
23/10/2011 - 21h37
Adriana da Silva leva ouro na maratona e conquista 1ª medalha do Brasil no atletismo
Do UOL Esporte Em São Paulo
A fundista Adriana Aparecida da Silva obteve a primeira medalha do atletismo brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. A corredora superou o forte calor na cidade mexicana e, com uma grande arrancada na segunda metade da prova, conquistou a medalha de ouro na maratona feminina com direito a novo recorde da competição.
A brasileira venceu a prova com o tempo de 2h36min37s. A medalha de prata ficou com a mexicana Madai Perez, enquanto a peruana Gladys Tejeda conquistou o bronze.
Adriana permaneceu próxima da mexicana Paula Apolônio durante os primeiros 20 km, na briga pela terceira colocação. Na segunda metade da prova, a brasileira aumentou o ritmo e deixou a corredora da casa para trás, assim como a peruana Gladys Tejeda.
Restando 10 km, Adriana começou a tirar gradativamente uma grande diferença construída pela mexicana Madai Perez no início da prova. A ultrapassagem ocorreu no km 38, quando a brasileira passou com facilidade e manteve a ponta até o final.
Além da maratona, a marcha atlética de 20 km abriu o primeiro dia do atletismo no Pan de Guadalajara, com participação negativa dos brasileiros. No masculino, Caio Bonfim e Moacir Zimmermann foram desclassificados em prova vencida pelo guatemalteco Erick Barrondo em 1h21min51s. O colombiano James Rendon ficou com a prata, seguido de seu compatriota Luis Fernando Lopes.
As duas representantes do Brasil no feminino também não completaram a marcha atlética de 20 km. Cisiane Lopes abandonou a prova, enquanto Erica Sena acabou desclassificada. A guatemalteca Jamy Franco venceu com o tempo de 1h32min38s e registrou o novo recorde pan-americano. Sua compatriota Mirna Ortiz ficou com a prata e a colombiana Ingrid Hernandez levou a medalha de bronze.