Emanuel e Alison se abraçam na conquista da medalha de ouro no vôlei de praia do Pan
22/10/2011 - 16h40
Pelé do vôlei de praia, Emanuel vence seu segundo Pan e consagra Alison Mamute
Alexandre Sinato Em Puerto Vallarta (México)
O Pelé do vôlei de praia conquistou mais uma medalha de ouro para sua coleção. Aos 38 anos, Emanuel contou com a força física e a juventude de Alison, o Mamute, e se tornou bicampeão dos Jogos Pan-Americanos neste sábado, em Puerto Vallarta. As vítimas desta vez foram os venezuelanos Hernandez e Mussa. Os brasileiros venceram por 2 sets a 0, parciais de 21-17 e 21-12.
Atuais campeões do Circuito e do Campeonato Mundiais, Alison e Emanuel superaram o susto que sofreram na segunda rodada diante dos cubanos Gonzalez e Piña. Também não vacilaram como aconteceu no segundo set da semifinal, frente aos mexicanos Miramontes e Virgen.
A dupla brasileira fez o que todos esperavam: passou sem maiores dificuldades rumo ao segundo título pan-americano de Emanuel, dono também de duas medalhas olímpicas (um ouro e um bronze) e de três edições do Circuito Mundial, além de inúmeros troféus individuais.
Alison, por sua vez, pôde festejar seu primeiro Pan ao lado do ídolo e companheiro. Foi vendo Emanuel conquistar as Olimpíadas de 2004, em Atenas, que o Mamute decidiu começar a praticar o vôlei de praia. Hoje, ele é o atual Rei da Praia e foi eleito o melhor jogador do último Campeonato Mundial.
Neste sábado, a dupla brasileira voltou a contar com o apoio da torcida que esteve contra no duelo com os mexicanos. Sob um forte calor, eles souberam impor um jogo de mais técnica diante dos venezuelanos.
Em partida rápida, a dupla brasileira levou apenas 20 minutos para vencer o primeiro set, que teve equilíbrio até a metade, mas a dupla Emanuel/Alison tomou o controle para fechar a parcial com quatro pontos de vantagem. O segundo set foi dominado com facilidade pela dupla brasileira, que não foi ameaçada em nenhum momento e confirmou o triunfo.
Após a conquista ao lado de Emanuel, Alison enalteceu o parceiro experiente e brincou pelo fato de querer prolongar a carreira do jogador de 38 anos.
“Ele está cada vez batendo mais recordes. Para mim é um prazer enorme, eu sou o único que tem esse prazer, eu pretendo aprender com ele. Eu estou conservando ele, enlatando ele, ele é um grande amigo dentro e fora de quadra”, afirmou Alison à TV Record.
“Está muito gostoso jogar [ao lado de Alison]. Cada vez é um desafio maior, tentando conquistar coisas maiores para o Brasil, para gente mesmo”, respondeu Emanuel.
EMANUEL FALA EM ALTO NÍVEL NO PAN-2011 E AGRADECE ALISON