Taís Rochel foi campeã brasileira de florete, mas um teste na competição a tirou do Pan
A brasileira Taís Rochel, que disputaria o torneio de esgrima no Pan de Guadalajara, foi cortada da competição neste sábado por ter testado positivo em um exame antidoping. A avaliação apontou a presença do remédio Berotec, que contém uma substância proibida que não foi divulgada pela Confederação Brasileira de Esgrima, que confirmou o caso.
O chefe de equipe da esgrima, Giocondo Cezar Cabral, confirmou que o teste que teve resultado positivo aconteceu no Campeonato Brasileiro de esgrima, realizado entre 22 e 25 de setembro, em Porto Alegre.
A alegação é a de que a paulistana de 27 anos teria tomado um remédio, Benetec, que conteria a substância proibida. "O exame foi feito no Brasileiro, no final de setembro, pela própria Confederação. Nós sempre alertamos os atletas, mas ela estava se sentindo mal e tomou um remédio para a bronquite asmática que ela tem. Foi uma bobeira”, afirmou Giocondo. “Tanto não foi má-fé, que ela foi lá fazer o exame.”
De acordo com ele, a confederação já tinha conhecimento do resultado dos exames, e a atleta sequer viajou ao México. "Nós soubemos na quarta-feira. Aí decidimos nem trazê-la para o México para evitar constrangimento, já que ela não poderia competir", explicou ele.
A disputa da esgrima tem início nesta segunda-feira em Guadalajara. Neste primeiro dia, ocorrem as disputas de duas provas, já chegando à medalha: o florete feminino e a espada masculina.
Com o corte de Taís, a Confederação ainda estuda o que fazer com a sua vaga. O Brasil não tem outras especialistas em esgrima, então teria de deslocar outra atleta para a função, mesmo que de forma improvisada.
“Ela era da equipe junto com a Bia Almeida e a Chris Brotos. Agora vamos fazer uma reunião na noite deste sábado para decidirmos se vamos colocar uma das outras duas do individual na equipe ou se vamos tirar a equipe da competição, já que sem a Taís teríamos de colocar alguém que não é especialista em florete”, concluiu Giocondo.
Segundo a assessoria de imprensa do Pinheiros, a atleta ficará em silêncio até segunda ou terça-feira, mas dará explicações sobre o caso.
![]() |
Um dia antes do corte do Pan de Guadalajara, por doping, Taís Rochel já havia deixado uma mensagem reticente em seu Twitter. A atleta apenas publicou: "Dias melhore virão". |
Sair
Veja o perfil dos atletas brasileiros