UOL Pan 2011 Pelé do vôlei de praia, Emanuel vence seu segundo Pan e consagra Alison Mamute - 22/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/22/pele-do-volei-de-praia-emanuel-vence-seu-segundo-pan-e-consagra-alison-mamute.htm
  • Pelé do vôlei de praia, Emanuel vence seu segundo Pan e consagra Alison Mamute
  • 19/03/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Emanuel e Alison se abraçam na conquista da medalha de ouro no vôlei de praia do Pan

Emanuel e Alison se abraçam na conquista da medalha de ouro no vôlei de praia do Pan

22/10/2011 - 16h40

Pelé do vôlei de praia, Emanuel vence seu segundo Pan e consagra Alison Mamute

Alexandre Sinato
Em Puerto Vallarta (México)

O Pelé do vôlei de praia conquistou mais uma medalha de ouro para sua coleção. Aos 38 anos, Emanuel contou com a força física e a juventude de Alison, o Mamute, e se tornou bicampeão dos Jogos Pan-Americanos neste sábado, em Puerto Vallarta. As vítimas desta vez foram os venezuelanos Hernandez e Mussa. Os brasileiros venceram por 2 sets a 0, parciais de 21-17 e 21-12.

Atuais campeões do Circuito e do Campeonato Mundiais, Alison e Emanuel superaram o susto que sofreram na segunda rodada diante dos cubanos Gonzalez e Piña. Também não vacilaram como aconteceu no segundo set da semifinal, frente aos mexicanos Miramontes e Virgen.

Brasileiros no oitavo dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no oitavo dia do Pan de Guadalajara

A dupla brasileira fez o que todos esperavam: passou sem maiores dificuldades rumo ao segundo título pan-americano de Emanuel, dono também de duas medalhas olímpicas (um ouro e um bronze) e de três edições do Circuito Mundial, além de inúmeros troféus individuais.

Alison, por sua vez, pôde festejar seu primeiro Pan ao lado do ídolo e companheiro. Foi vendo Emanuel conquistar as Olimpíadas de 2004, em Atenas, que o Mamute decidiu começar a praticar o vôlei de praia. Hoje, ele é o atual Rei da Praia e foi eleito o melhor jogador do último Campeonato Mundial.

Neste sábado, a dupla brasileira voltou a contar com o apoio da torcida que esteve contra no duelo com os mexicanos. Sob um forte calor, eles souberam impor um jogo de mais técnica diante dos venezuelanos.

Em partida rápida, a dupla brasileira levou apenas 20 minutos para vencer o primeiro set, que teve equilíbrio até a metade, mas a dupla Emanuel/Alison tomou o controle para fechar a parcial com quatro pontos de vantagem. O segundo set foi dominado com facilidade pela dupla brasileira, que não foi ameaçada em nenhum momento e confirmou o triunfo.

Após a conquista ao lado de Emanuel, Alison enalteceu o parceiro experiente e brincou pelo fato de querer prolongar a carreira do jogador de 38 anos.

“Ele está cada vez batendo mais recordes. Para mim é um prazer enorme, eu sou o único que tem esse prazer, eu pretendo aprender com ele. Eu estou conservando ele, enlatando ele, ele é um grande amigo dentro e fora de quadra”, afirmou Alison à TV Record.

“Está muito gostoso jogar [ao lado de Alison]. Cada vez é um desafio maior, tentando conquistar coisas maiores para o Brasil, para gente mesmo”, respondeu Emanuel.

EMANUEL FALA EM ALTO NÍVEL NO PAN-2011 E AGRADECE ALISON

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros