Com Bimba e Patrícia Freitas vencendo regatas na classe RS-X e Matheus Dellagnello na liderança da Sunfish, o primeiro dia de disputas na vela terminou com o Brasil na zona de medalha em oito classes das nove possíveis nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México.
Nas duas regatas disputadas em Vallarta, fora da sede onde ocorrem quase todas as provas do Pan, os velajadores brasileiros fecharam o dia na liderança das classes Lightning, RS-X feminina, Snipe e Sunfish, além de vencer regata e ficar em segundo lugar na RS-X masculina com Ricardo Winnick, o Bimba.
A disputa no primeiro dia teve apenas a equipe norte-americana da classe J24 vencendo duas regatas e apenas Adriana Kostiw, da classe Laser Radial, não fechou a segunda regata entre os três primeiros, ficando na quinta colocação com 8 pontos perdidos após dois quartos lugares.
Na classe Lightning, o trio Cláudio Biekarck, Marcelo da Silva e Gunnar Ficker ficou em terceiro lugar na primeira regata e venceu a segunda para fechar o dia com 4 pontos perdidos. Pela Snipe, a dupla Alexandre do Amaral/Gabriel Borges ficou em primeiro lugar na segunda regata após a quinta posição na anterior, fechando com 6 pontos.
Com dois segundos lugares, Bruno Silva terminou empatado em pontos perdidos com o argentino Julio Alsogaray na classe Laser, com o rival ficando em primeiro por ter vencido uma regata. O mesmo ocorreu na classe Hobie 16, com Bernardo Arndt/Bruno Oliveira, que na classificação estão atrás da dupla Enrique Figueroa/Victor Aponte, de Porto Rico.
As provas de vela nos Jogos Pan-Americanos voltam a ter disputa nesta terça-feira, com duas regatas que serão realizadas a partir das 16h (de Brasília).
| Classe | | | | Pontos |
| J24 | 2º Mauricio Oliveira, Alexandre da Silva, Guilherme Hamelmann e Daniel Santiago | 2º | 3º | 5.0 |
| Lightning | 1º Cláudio Biekarck, Marcelo da Silva e Gunnar Ficker | 3º | 1º | 4.0 |
| Snipe | 1º Alexandre do Amaral/Gabriel Borges | 5º | 1º | 6.0 |
| Laser | 2º Bruno da Silva | 2º | 2º | 4.0 |
| Hobie 16 | 2º Bernardo Arndt/Bruno Oliveira | 2º | 2º | 4.0 |
| RS-X feminino | 1º Patrícia Freitas | 1º | 2º | 2.0 |
| RS-X masculino | 2º Ricardo Winnick dos Santos (Bimba) | 3º | 1º | 4.0 |
| Sunfish | 1º Matheus Dellagnello | 2º | 1º | 3.0 |
| Laser Radial | 5º Adriana Kostiw | 4º | 4º | 8.0 |
15h37 Orlandinho surpreende e fura o quali de simples no Estoril
15h31 Casagrande: 'O desgaste da Argentina é mais mental do que físico'
15h30 Monteiro e Marcondes tentam vaga em challengers europeus
15h24 F1: Antonelli aumenta vantagem e Hamilton retoma vice-liderança; confira classificação do campeonato após GP da Bélgica
15h21 Galvão enaltece vitória da Inglaterra contra a França: 'Poderia ser final'
15h19 Luiza: Final da Copa tem fila imensa e revista do serviço secreto dos EUA
15h09 O que é merecer numa Copa do Mundo? Colunistas debatem 'quem merece'
15h05 F1 - Vitória de Antonelli, abandono de Russell e Bortoleto em oitavo: confira resultado final do GP da Bélgica
14h55 Galvão escala os melhores de Argentina x Espanha antes da final da Copa
14h46 Demoliner perde para favoritos na final e fica com mais um vice
14h45 Espanha repete time, e Argentina muda meio-campo para a final da Copa; veja
14h44 Flamengo renova contrato com Alex Sandro após Copa do Mundo
14h37 Brasil não avança pela 1ª vez na Liga das Nações masculina
14h35 F1: Antonelli vence na Bélgica, Russell abandona e Bortoleto é P8!; Participe do Pódio AO VIVO
14h27 F1: Antonelli supera Leclerc e vence o GP da Bélgica; Bortoleto é 8º
Veja o perfil dos atletas brasileiros