UOL Pan 2011 Splitter, Alex e Caio Torres pedem dispensa e desfalcam basquete brasileiro no Pan - 29/09/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/09/29/splitter-alex-e-caio-torres-pedem-dispensa-e-desfalcam-basquete-brasileiro-no-pan.htm
  • Splitter, Alex e Caio Torres pedem dispensa e desfalcam basquete brasileiro no Pan
  • 03/05/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Splitter e Alex pediram dispensa da seleção brasileira que disputará o Pan-Americano

Splitter e Alex pediram dispensa da seleção brasileira que disputará o Pan-Americano

29/09/2011 - 19h01

Splitter, Alex e Caio Torres pedem dispensa e desfalcam basquete brasileiro no Pan

Daniel Neves
Em São Paulo

O técnico Rubén Magnano terá problemas para armar a seleção brasileira masculina para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Convocados pelo treinador, o ala Alex Garcia e os pivôs Caio Torres e Tiago Splitter pediram dispensa do time nacional e não disputarão o torneio.

  SPLITTER FRUSTRA TIMES BRASILEIROS

  • O pivô Tiago Splitter anunciou nesta quinta-feira que apenas treinará enquanto durar o locaute da NBA. O jogador do San Antonio Spurs tinha propostas de clubes brasileiros para atuar no país, mas pretende aproveitar o período de paralisação para se recuperar fisicamente de uma lesão sentida durante a preparação para o Pré-Olímpico das Américas.

De acordo com Vanderlei Mazzuchini, diretor da seleção masculina, Alex Garcia pediu dispensa alegando motivos particulares. Tiago Splitter optou por aproveitar o período para aprimorar sua forma física, visando a disputa da temporada da NBA. Já Caio Torres deixou a equipe nacional a pedido do Flamengo, que pretende utilizar o pivô na preparação para a Liga Sul-Americana.

Os três atletas fizeram parte da conquista da vaga nos Jogos de Londres-2012, em campanha bem sucedida no Pré-Olímpico das Américas, disputado em setembro, na Argentina. O único substituto definido pela CBB é o ala Arthur, que entrará na vaga de Alex. O jogador do Brasília participou de praticamente toda a fase preparatória para a seletiva olímpica, mas foi um dos atletas cortados por Magnano na lista final.

“O Magnano passou para nós alguns nomes e estamos tentando disponibilizar”, disse Mazzuchini. “Temos uma lista larga e estamos estudando várias opções. Sabemos que é uma data muito ruim, mas é uma competição importante. O basquete precisa manter o nível e temos que mandar a melhor equipe possível.

Com as dispensas e a convocação de Arthur, Rubén Magnano tem até agora à disposição os armadores Nezinho (Brasília) e Davi (Pinheiros), os alas Marcelinho Machado (Flamengo), Vitor Benite (Limeira), Betinho (Paulistano), Arthur (Brasília) e Bruno Irigoyen (Minas), e os pivôs Murilo (São José), Guilherme Giovannoni (Brasília) e Cristiano Felício (Minas).

O basquete no Pan-Americano será disputado entre os dias 26 e 30 de outubro. O Brasil está no grupo B, ao lado de Estados Unidos, República Dominicana e Uruguai. O time nacional se apresenta no dia 18, em São Paulo, e viaja ao México no dia 21.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros