UOL Pan 2011 Bernardo Alves conta com falha americana no fim, fica com bronze e quebra sina nos saltos - 29/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/29/bernardo-alves-conta-com-falha-americana-no-fim-fica-com-bronze-e-quebra-sina-nos-saltos.htm
  • Bernardo Alves conta com falha americana no fim, fica com bronze e quebra sina nos saltos
  • 19/03/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Bernardo Alves conquistou o bronze nos saltos do hipismo individual

Bernardo Alves conquistou o bronze nos saltos do hipismo individual

29/10/2011 - 18h46

Bernardo Alves conta com falha americana no fim, fica com bronze e quebra sina nos saltos

Roberta Nomura
Em Guadalajara (México)

Rodrigo Pessoa ficou de fora da final individual dos saltos por lesão da égua HH Ashley. Mesmo sem o medalhista de prata no Pan do Rio-2007, o Brasil subiu ao pódio em Guadalajara. Bernardo Alves estava em quarto, mas contou com uma falha do norte-americano Mclain Lindsey Ward no fim e faturou o bronze. O resultado deste sábado quebra a sina na prova mais badalada do hipismo – desde Havana-1991, o país só obtinha medalhas de oito em oito anos em Pans.

Brasileiros no décimo quinto dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo quinto dia do Pan de Guadalajara

SEM CHANCE DE MEDALHA, DODA MIRANDA POUPA CAVALO E CRITICA O PISO RUIM

  • Doda Miranda entrou na final individual dos saltos no lugar de Rodrigo Pessoa, que abdicou da disputa por causa de uma lesão de sua égua. O marido de Athina Onassis participou da segunda rodada, mas abriu mão do percurso que decidiria a medalha.

    Sem chance de pódio, ele decidiu poupar seu cavalo. "Ele estava muito abaixo do normal, a cerca de 50% de sua potência", explicou. Os cavaleiros criticam o piso do Guadalajara Country Club. "Não é bom mesmo. É muito duro. A égua do Rodrigo se machucou no piso e o cavalo de um canadense também", criticou Doda Miranda.

O Brasil sofria um gargalo de uma edição no salto individual. No torneio cubano, Vitor Alves Teixeira levou o bronze. Quatro anos depois, em Mar del Plata-1995, nenhum brasileiro foi ao pódio. Teixeira conseguiu repetir o desempenho anterior e voltou a ser terceiro em Winnipeg-1999. Em Santo Domingo-2003, medalha só por equipe. Há quatro anos, Rodrigo Pessoa obteve a prata.

Agora, Bernardo Alves levou o bronze sem espaçar mais quatro anos. Ele terminou a primeira rodada da final individual de saltos na quarta colocação. O brasileiro zerou o percurso – assim como seus principais concorrentes à medalha - e estava na quarta colocação. Montado na égua Bridgit, o mineiro fez sua parte, conseguiu sair da última série sem cometer nenhuma falta e jogou a pressão para os norte-americanos.

Na sequência, Mclain Ward derrubou um obstáculo, perdeu quatro pontos e somou 6,02. Bernardo Alves, com 2,09 pontos perdidos, já tinha o bronze garantido. As norte-americanas Christine McCrea e Elizabeth Madden ainda fizeram o percurso depois, inverteram posições e terminaram com o ouro e a prata, respectivamente.

"Estou muito contente. Foi um ano difícil. A Bridgit sofreu uma lesão em fevereiro. Achei que não ia dar tempo de fazer um trabalho bom para cá. Mas ela atingiu seu auge aqui no Pan e estou muito feliz", falou Bernardo Alves.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros