UOL Pan 2011 Brasil erra muito e está fora da disputa de medalhas no basquete do Pan - 28/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/28/brasil-erra-muito-e-esta-fora-da-disputa-de-medalhas-no-pan.htm
  • Brasil erra muito e está fora da disputa de medalhas no basquete do Pan
  • 19/03/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Martinez e Guilherme Hubner disputam bola na derrota brasileira pelo Pan

Martinez e Guilherme Hubner disputam bola na derrota brasileira pelo Pan

28/10/2011 - 17h51

Brasil erra muito e está fora da disputa de medalhas no basquete do Pan

Mauricio Stycer
Em Guadalajara (México)

Depois do futebol, o basquete. Com uma atuação inesperada no final de uma partida na qual chegou a ter 20 pontos de vantagem, a seleção masculina perdeu para a República Dominicana por 85 a 77 e não se classificou para as semifinais dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Agora o Brasil, que havia vencido as últimas três edições do torneio, vai disputar o 5º lugar no México.

Assim como aconteceu no jogo de quinta-feira contra os Estados Unidos, a seleção brasileira levou a virada após abrir uma boa vantagem. Nesta sexta, o Brasil liderou o placar até os 6min40 do último quarto, quando os dominicanos passaram à frente e acabaram abrindo uma diferença de oito pontos nos últimos três minutos da partida.

Brasileiros no décimo quarto dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo quarto dia do Pan de Guadalajara

OSCAR SE REVOLTA COM DERROTA NO PAN

  • Jorge Araújo/Folhapress

    Comentarista pela TV Record, o ex-jogador Oscar Schmidt não teve o resultado esperado em sua primeira participação pela emissora e acabou não conseguindo se conter após a eliminação brasileira.

Com apenas um titular (Guilherme) e mais três jogadores (Marcelinho Machado, Benite e Nezinho) que participaram da vitoriosa campanha no Pré-Olímpico, o Brasil teve muitas dificuldades no Pan. Ganhou do fraco Uruguai, mas perdeu para o time C dos Estados Unidos e esta tarde da República Dominicana.

Contra os caribenhos, o Brasil errou muito no primeiro quarto, em especial os arremessos de três pontos, e saiu perdendo por 20 a 19. Com a entrada de Felicio, a equipe melhorou no segundo quarto, contando ainda com a ajuda dos dominicanos, que desperdiçaram muitos ataques, e virou a partida para 40 a 33.

No terceiro quarto, as equipes mantiveram o ritmo de erros e acertos e o placar terminou 69 a 56 a favor da seleção brasileira. O mesmo problema ocorrido na partida contra os Estados Unidos, quando chegou a abrir 17 pontos e perdeu com diferença de 11, voltou a assombrar o Brasil no último quarto.

Errando mais do que o normal, a seleção viu a República Dominicana, empurrada pela torcida mexicana, encostar no placar. Faltando 3min29, os dominicanos empataram o jogo em 72 a 72. E 15 segundos depois, viraram a partida.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros