UOL Pan 2011 Brasil desfigurado ganha referência em samba e estreia com vitória tranquila no vôlei - 24/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/24/brasil-desfigurado-ganha-referencia-em-samba-e-estreia-com-vitoria-tranquila-no-volei.htm
  • Brasil desfigurado ganha referência em samba e estreia com vitória tranquila no vôlei
  • 03/05/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Jogadores brasileiros do vôlei comemoram ponto durante a vitória sobre o Canadá

Jogadores brasileiros do vôlei comemoram ponto durante a vitória sobre o Canadá

24/10/2011 - 22h20

Brasil desfigurado ganha referência em samba e estreia com vitória tranquila no vôlei

Roberta Nomura
Em Guadalajara (México)

Quem olhar de longe pode até duvidar que é a seleção brasileira masculina de vôlei que está em quadra. A camisa amarela e o samba na arquibancada viram, então, boas referências para não haver confusão. Com as estrelas poupadas para a Copa do Mundo, o mais próximo da equipe principal que se encontrará no Pan de Guadalajara será Bruninho e Gustavo. Mesmo desfigurado, o time verde-amarelo conseguiu estrear com vitória tranquila sobre o Canadá por 3 a 0 (25-17, 25-13 e 25-13) nesta segunda-feira.

Giba, Murilo, Dante, Escadinha e companhia ouvindo gritos do técnico Bernardinho não é algo que o torcedor verá no México. Nem o treinador viajou. A ideia é concentrar as forças para a Copa do Mundo – competição que será realizada em novembro no Japão e que dá três vagas na Olimpíada de Londres-2012. No primeiro jogo como comandante principal, Rubinho escalou o Brasil com o levantador Bruninho e o oposto Wallace; os ponteiros Chupita e Thiago Alves; os centrais Gustavo e Éder; e o líbero Mário Júnior.

Brasileiros no décimo dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo dia do Pan de Guadalajara

O Brasil não tinha o melhor do mundo Murilo, mas contou com boa atuação de Chupita – seguro no passe e firme no ataque. A equipe também está sem o gigante Leandro Vissotto (de 2,12 m), mas ganhou a potência de Wallace na saída de rede. O oposto cravou várias bolas no chão e uma até no rosto do adversário – que recebeu pronto pedido de desculpas. E o primeiro set foi tranquilo: 25-17.

O ginásio foi enchendo aos poucos. Mas antes de iniciar o barulho nas arquibancadas seria possível ouvir os gritos do sempre agitado Bernardinho. Mas o calmo Rubinho que estava no banco de reservas. O Canadá, é verdade, também não chegou a oferecer grande resistência ao Brasil. Com o saque bem encaixado e o bloqueio sempre armado, a equipe verde-amarela aproveitou muitos contra-ataques e venceu mais fácil ainda a segunda parcial: 25-13.

O terceiro set começou equilibrado, com os canadenses ficando na frente logo no começo em 2 a 0. Os times trocaram pontos até 7 a 7, quando o Brasil passou à frente e chegou ao primeiro tempo técnico com 8 a 7. A partir dali, um massacre. O central Gustavo teve uma ótima passagem pelo saque e os brasileiros se distanciaram no placar, fazendo 18 a 10. Outro meio de rede, então, foi quem se destacou no fim da partida. Éder fez um ponto de bloqueio, cravou uma bola pelo meio e ajudou a equipe a fechar o set também em 25 a 13 e o jogo em 3 a 0.

 

"Para a primeira partida, jogamos bem. Tivemos alguns erros de saque no primeiro set, mas conseguimos controlar. Para a estreia, a avaliação é boa", disse o técnico Rubinho.

 

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros