UOL Pan 2011 Brasileiro leva o ouro e consegue vaga olímpica em dia com dois pódios do triatlo - 23/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/23/brasileiro-conquista-o-ouro-e-triatlo-fecha-com-dois-podios-no-pan.htm
  • Brasileiro leva o ouro e consegue vaga olímpica em dia com dois pódios do triatlo
  • 19/03/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Reinaldo Colucci conquistou o ouro para o Brasil no triatlo do Pan

Reinaldo Colucci conquistou o ouro para o Brasil no triatlo do Pan

23/10/2011 - 15h51

Brasileiro leva o ouro e consegue vaga olímpica em dia com dois pódios do triatlo

Alexandre Sinato
Em Puerto Vallarta (México)

Uma prova praticamente perfeita premiada com uma vaga nas Olimpíadas de Londres. O brasileiro Reinaldo Colucci fechou a participação do país no triatlo do Pan com chave de ouro. Ou melhor, com medalha de ouro. O triatleta se manteve no pelotão da frente durante toda a competição e contou com uma forçada no final para garantir o primeiro lugar em Puerto Vallarta com o tempo de 1h48min02s.

Brasileiros no nono dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no nono dia do Pan de Guadalajara

Mais que o ouro, ele comemorou a vaga olímpica. “Conquistei a vaga para o Brasil e estou com um pé e meio em Londres. Só perco a vaga se algum brasileiro ficar entre os cinco primeiros nas três etapas que restam do Circuito Mundial em 2012”, vibrou Reinaldo.

Se algum compatriota atingir tal objetivo, é provável que o Brasil garanta a segunda das três vagas possíveis para um país nos Jogos. Com isso, a chance de Reinaldo não estar em Londres são muito pequenas. A comemoração e o esforço deixaram isso claro.

“Parece que estou inteiro, mas não estou. Deve ser a emoção da vitória e de conseguir essa vaga direta”, ponderou. Reinaldo terminou a natação em quarto lugar. No ciclismo, fechou sua participação em terceiro, sempre perto dos primeiros. Na corrida, então, ele fez a diferença.

“Consegui me hidratar muito bem durante o ciclismo e percebi que os adversários estavam sentindo mais do que eu. Pude tirar proveito disso. Esse conjunto todo fez diferença no final da corrida”, avaliou.

Nos últimos metros, já na reta de chegada, Reinaldo ameaçou andar ao receber uma canga do Brasil. O norte-americano Manuel Huerta, então, apareceu logo atrás. A torcida alertou e o brasileiro deu um leve trote. Mas o triunfo já estava praticamente garantido.

“Agora quero descansar e ficar com a minha mulher, que está aqui. Ficaremos no México até quinta-feira, então quero ir prestigiar o atletismo, já que gosto muito”, projetou o campeão pan-americano de 2011.

Huerta ficou na segunda colocação (1h48min16), enquanto o canadense Brent McMahon foi o terceiro (1h48min23). Os outros brasileiros alternaram no rendimento: Diogo Martins terminou na quinta colocação com 1h49min49, enquanto Bruno Matheus (1h52min08) foi o 14º colocado dos 16 atletas que completaram a prova.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros