UOL Pan 2011 Brasil vence duelo de brutalidades e passa pelo México na estreia do polo aquático - 23/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/23/brasil-supera-primeiros-puxoes-e-vence-anfitriao-mexico-na-estreia-do-polo-aquatico.htm
  • Brasil vence duelo de brutalidades e passa pelo México na estreia do polo aquático
  • 19/03/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Meninas do pólo aquático brasileiro comemoram vitória contra o México na estreia

Meninas do pólo aquático brasileiro comemoram vitória contra o México na estreia

23/10/2011 - 15h13

Brasil vence duelo de brutalidades e passa pelo México na estreia do polo aquático

Roberta Nomura
Em Guadalajara (México)

Puxões, contato físico ao extremo, toucas boiando, partes mais íntimas à mostra e muita natação. A primeira vitória brasileira feminina no polo aquático dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara teve direito a tudo isso e um pouco mais. Em um jogo bem pegado, o Brasil venceu o anfitrião México por 8 a 5 neste domingo. A maioria dos gols sofridos pela equipe verde-amarela foi de pênalti.

O duelo começou equilibrado e bem pegado. Puxões para os dois lados, mas sem confusão. O primeiro tempo de oito minutos terminou empatado por 2 a 2. O México abusou do erro de pontaria e a defesa brasileira permitiu bons ataques anfitriões – parado com falta. Os quatro primeiros gols mexicanos, aliás, saíram em pênaltis.

O Brasil terminou a primeira metade do jogo com apenas um gol de vantagem. A tranquilidade na partida foi conquistada no terceiro período com vitória parcial de 2 a 0 (7 a 4), em um balde de água fria na quente torcida mexicana. Logo no início do último quarto, a equipe verde-amarela marcou mais um e calou o Centro Aquático. O silêncio durou pouco. O México marcou seu primeiro tento com bola em jogo e reanimou as arquibancadas. 

Mas a reação parou por aí e, mesmo com arbitragem controversa, o Brasil venceu por 8 a 5. "Jogar na casa do adversário é sempre complicado, qualquer coisinha a gente já vai achar que o árbitro deu uma ajudada. Não dá para ter certeza, mas pareceu [que ajudaram]. Mas a gente conseguiu contornar, jogou com muita raça e conseguiu vencer", falou Cecília Canetti.

Seleção masculina estreia vencendo a Argentina

A seleção brasileira masculina de polo aquático também começou bem nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e derrotou a Argentina por  10 a 8 após ter conseguido abrir vantagem ainda no primeiro quarto da partida. Com o resultado, o Brasil se iguala aos Estados Unidos na liderança do grupo B.

*Atualizado às 21h20

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros