UOL Pan 2011 Adriana da Silva leva ouro na maratona e conquista 1ª medalha do Brasil no atletismo - 23/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/23/adriana-da-silva-leva-ouro-na-maratona-e-conquista-1-medalha-do-brasil-no-atletismo.htm
  • Adriana da Silva leva ouro na maratona e conquista 1ª medalha do Brasil no atletismo
  • 19/03/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Adriana da Silva imprimiu forte ritmo na segunda metade da maratona e levou o ouro

Adriana da Silva imprimiu forte ritmo na segunda metade da maratona e levou o ouro

23/10/2011 - 21h37

Adriana da Silva leva ouro na maratona e conquista 1ª medalha do Brasil no atletismo

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A fundista Adriana Aparecida da Silva obteve a primeira medalha do atletismo brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. A corredora superou o forte calor na cidade mexicana e, com uma grande arrancada na segunda metade da prova, conquistou a medalha de ouro na maratona feminina com direito a novo recorde da competição.

A brasileira venceu a prova com o tempo de 2h36min37s. A medalha de prata ficou com a mexicana Madai Perez, enquanto a peruana Gladys Tejeda conquistou o bronze.

Adriana permaneceu próxima da mexicana Paula Apolônio durante os primeiros 20 km, na briga pela terceira colocação. Na segunda metade da prova, a brasileira aumentou o ritmo e deixou a corredora da casa para trás, assim como a peruana Gladys Tejeda.

OPINIÃO DE JUCA KFOURI

"A Maratona do Pan é da Silva"

Restando 10 km, Adriana começou a tirar gradativamente uma grande diferença construída pela mexicana Madai Perez no início da prova. A ultrapassagem ocorreu no km 38, quando a brasileira passou com facilidade e manteve a ponta até o final.

Além da maratona, a marcha atlética de 20 km abriu o primeiro dia do atletismo no Pan de Guadalajara, com participação negativa dos brasileiros. No masculino, Caio Bonfim e Moacir Zimmermann foram desclassificados em prova vencida pelo guatemalteco Erick Barrondo em 1h21min51s. O colombiano James Rendon ficou com a prata, seguido de seu compatriota Luis Fernando Lopes.

As duas representantes do Brasil no feminino também não completaram a marcha atlética de 20 km. Cisiane Lopes abandonou a prova, enquanto Erica Sena acabou desclassificada. A guatemalteca Jamy Franco venceu com o tempo de 1h32min38s e registrou o novo recorde pan-americano. Sua compatriota Mirna Ortiz ficou com a prata e a colombiana Ingrid Hernandez levou a medalha de bronze.

Brasileiros no nono dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no nono dia do Pan de Guadalajara

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros