UOL Pan 2011 Brasil bate time B do Canadá sem empolgar na volta de Iziane - 21/10/2011 - UOL Pan 2011
Iziane controla a bola contra Purkovic: sem jogar bem, ela foi a cestinha do Brasil

Iziane controla a bola contra Purkovic: sem jogar bem, ela foi a cestinha do Brasil

21/10/2011 - 15h24

Brasil bate time B do Canadá sem empolgar na volta de Iziane

Bruno Doro
Em Guadalajara (México)

No aquecimento, a pivô do Canadá, Raelyn Prince, pegou a bola, bateu uma vez, duas. Na terceira, perdeu o controle. Sem marcação, sem pressão. A cena era uma prévia do que seria o jogo de estreia da seleção brasileira feminina de basquete no Pan de Guadalajara. Contra o time B canadense, o Brasil venceu por 78 a 53.

O jogo marcou a volta de Iziane à seleção, após o pedido de dispensa do Pré-Olímpico da Colômbia. Em seu primeiro jogo com Ênio Vecchi, ela não mostrou nada diferente do que sempre faz. Deu velocidade ao time, acertou alguns arremessos e foi afobada. "Eu acho que senti a altitude. Estava bem cansada. Mas é bom voltar à seleção", disse a atleta.

Brasileiros no sétimo dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no sétimo dia do Pan de Guadalajara

SEM VOZ, ÉRIKA É POUPADA, MAS FICA EM QUADRA POR 25 MINUTOS CONTRA CANADÁ

  • J/Vipcomm

    Principal jogadora do Brasil, a pivô Érika foi poupada pela comissão técnica. Afônica, ela está se recuperando de uma laringite. Mesmo assim, jogou por 25 minutos.

    “Joguei um pouco menos por causa da voz. Mas foi uma boa estreia. No segundo tempo, fiquei completamente sem ar. Acho que é a altitude”, disse a pivô. Ela terminou o jogo com 15 pontos, dez rebotes e um toco impressionante, em cima de Alisha Tatham, no fim do jogo.

    A cestinha da partida foi a ala Iziane. Ela fez 16 pontos, mas errou dez dos 16 arremessos que tentou. Pelo Canadá, a cestinha foi a armadora Justine Colley, com 14.

Fora de quadra, o primeiro jogo de basquete do Pan de Guadalajara não empolgou. A partida começou com arquibancadas vazias, que foram enchendo a partir do segundo quarto. Com o placar dilatado e contra um time mais fraco, ninguém torceu. E as falhas da organização não foram tão grandes. A maior delas aconteceu no placar. Nos primeiros três minutos, anotou todas as faltas do jogo para o Canadá. No último período, três pontos do Brasil foram computados para o Canadá. Os dois erros, porém, foram rapidamente resolvidos.

No primeiro quarto, como era esperado, ela começou perdida. A armadora Babi procurou a lateral nos dois primeiros ataques, mas, atrapalhada, perdeu as duas bolas. Com isso, o Brasil voltou a jogar com a segurança de Érika. Ela marcou os cinco primeiros pontos do Brasil.

O jogo ficou parelho até a metade do segundo quarto, quando a seleção passou a marcar melhor. A partir daí, a partida acabou. O Brasil abriu, rapidamente, vantagem e fechou o quarto em 24 a 15, com Iziane como cestinha, com nove pontos.

Ênio Vecchi, então, passou a testar o elenco. O Brasil fechou o primeiro tempo com Tássia, Palmira, Izabela, Clarissa e Gilmara em quadra e a maioria do quinteto jogou a maior parte do período. As reservas não decepcionaram, com o placar marcando 43 a 25.

Ao voltar do vestiário, novamente com as titulares, o Brasil não manteve o ritmo da defesa. A vantagem, que estava em 18, caiu para dez. Vecchi tentou, tirou Érika e Sílvia Gustavo, o time chegou a abrir 15 pontos novamente, mas a parcial terminou em 57 a 47. No último período, as brasileiras acertaram a marcação e o fraco nível técnico do Canadá voltou a aparecer. O jogo terminou em 78 a 53.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros