UOL Pan 2011 Brasil passa ileso na semifinal e ganha chance de revanche contra Cuba no vôlei feminino - 20/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/20/brasil-passa-ileso-na-semifinal-e-ganha-chance-de-revanche-contra-cuba-no-volei-feminino.htm
  • Brasil passa ileso na semifinal e ganha chance de revanche contra Cuba no vôlei feminino
  • 07/05/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Sheilla e Thaísa armam o bloqueio duplo contra ataque de dominicana

Sheilla e Thaísa armam o bloqueio duplo contra ataque de dominicana

20/10/2011 - 00h46

Brasil passa ileso na semifinal e ganha chance de revanche contra Cuba no vôlei feminino

Bruno Doro
Em Guadalajara (México)

Na última vez em que o Brasil enfrentou a República Dominicana, o time verde-amarelo tomou um susto. Jaqueline e Fabi se chocaram e a ponteira acabou com uma fratura cervical e está fora do Pan. Nesta quarta-feira, as duas seleções voltaram a se encontrar. E o resultado foi muito melhor para o Brasil.

O time de José Roberto Guimarães passou ileso pelas rivais, venceu a semifinal do torneio de vôlei feminino de Guadalajara-2011 por 3 sets a 0 (25-19, 25-18 e 25-23) e marcou uma revanche: na final enfrenta Cuba, o time que tirou do Brasil o título pan-americano do Rio -2007. Neste ano, as duas seleções já se enfrentaram na primeira fase, com vitória por 3 sets a 1 das brasileiras.

Apesar do resultado, Zé Roberto desaprovou a irregularidade da equipe. "Estou bravo, mais uma vez nosso time caiu de rendimento. Isso não pode acontecer, ainda mais em jogo que vale final. Vou lá falar com elas”, disse o técnico Zé Roberto, ao sair rapidamente para o vestiário, tentando corrigir os erros para a final.

Brasileiros no quinto dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no quinto dia do Pan de Guadalajara

Da equipe vice-campeã pan-americana em 2007, seis atletas seguem na seleção. Paula Pequeno, Sheila, Fabi, Fabiana, Thaisa e Mari. Todas titulares. A única “intrusa” é a levantadora Dani Lins – na equipe de 2007, as duas levantadoras eram Fofão e Carol Albuquerque, estão fora da seleção.

CUBA GARANTE LUGAR NA DECISÃO

  • REUTERS/Desmond Boylan

    No início da noite desta quarta-feira, as cubanas venceram os Estados Unidos por 3 sets a 1 (25-17, 25-16, 26-28 e 25-21) e garantiram a vaga na final do torneio. No terceito set, as atuais campeãs pan-americanas tiveram três chances para fechar o jogo, mas não conseguiram. Na quarta parcial, bastante equilibrada, a vitória chegou.

    Nesta edição do Pan, Brasil e Cuba já se enfrentaram. Na primeira fase da competição, as comandadas de José Roberto Guimarães saíram vitoriosas por 3 sets a 1, no jogo que assegurou a primeira colocação do Grupo A para as brasileiras.

Na noite desta quarta-feira, o Brasil encontrou mais facilidade do que na estreia na competição. Sem sustos, conseguiu abrir boa vantagem desde o começo da parcial, com a levantadora Dani Lins tendo sua melhor atuação até aqui no Pan. Distribuiu bem as jogadas nas pontas, com Paula Pequeno,  Mari e Sheilla, e no meio, com Thaísa e Fabiana. Desta vez, todas as atacantes corresponderam e não deixaram as dominicanas se aproximarem em nenhum momento na parcial.

No começo do terceiro set, a seleção brasileira começou desconcentrada já que tinha 2 a 0 no placar. As caribenhas se aproveitaram e abriram 7 a 2. O técnico José Roberto Guimarães parou o jogo, chamou a atenção das jogadoras e alertou que o jogo ainda não estava ganho. Além disso, promoveu a entrada de Fernanda Garay no lugar de Paula Pequeno. Deu certo, e o time empatou.

No entanto, após dois vacilos consecutivos, as rivais abriram 11 a 8 e chegaram à frente na segunda parada técnica: 16 a 13. Na volta, após uma dura chamada de Zé Roberto, as brasileiras empataram em 18 a 18, em ponto de bloqueio. A partir dali, no entanto, o equilíbrio seguiu, mas com vantagem brasileira, que fechou em 25 a 23.

"É muito bom chegar a uma final, todo mundo gosta de jogar uma decisão e é para isso que nos preparamos. Contra Cuba, é melhor ainda. As duas seleções querem ganhar, cada uma com suas razões. Elas querem provar que ainda estão no jogo", afirmou Fabi.

A decisão dos Jogos Pan-Americanos será nesta quinta-feira, às 23h (de Brasília).

 

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros