UOL Pan 2011 Sol castiga muito e Feijão é eliminado na estreia; Mello e Dutra vencem e seguem vivos no Pan - 18/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/18/sol-castiga-muito-e-feijao-e-eliminado-na-estreia-mello-e-dutra-vencem-e-seguem-vivos-no-pan.htm
  • Sol castiga muito e Feijão é eliminado na estreia; Mello e Dutra vencem e seguem vivos no Pan
  • 29/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Ricardo Mello não encontra dificuldades e faz 2 a 0 no equatoriano Ivan Endara

Ricardo Mello não encontra dificuldades e faz 2 a 0 no equatoriano Ivan Endara

18/10/2011 - 15h55

Sol castiga muito e Feijão é eliminado na estreia; Mello e Dutra vencem e seguem vivos no Pan

Gustavo Franceschini
Em Guadalajara (MEX)

Sob um sol escaldante, Ricardo Mello não teve muito trabalho para vencer o equatoriano Ivan Endara, do Equador, em sua estreia no torneio de tênis masculino no Pan de Guadalajara. A surpresa foi João Souza, o Feijão, segundo melhor ranqueado do torneio, que caiu por 2 sets a 0 diante de Julio Cesar Campozano, do Equador. Mais tarde, Ricardo Dutra Silva também garantiu sua classificação para as oitavas de final ao derrotar o porto-riquenho Alex Llompart.

O jogo de Feijão, número 2 do Brasil no ranking da ATP, estava complicado desde o início. Os dois tricaram quebras no primeiro set até os dois últimos games, vencidos por Campozano, que fechou por 7-5 e abriu uma vantagem que seria fundamental.

O brasileiro ameaçou reagir na segunda parcial. Feijão deixou de errar tanto e chegou a quebrar o equatoriano, 399º do mundo. Quando sacou para fechar, no entano, foi quebrado e deu espaço para a reação de Campozano, que acertou mais dois games em sequência e fechou o jogo com outro 7-5.

O resultado tira o brasileiro da chave de simples do Pan de Guadalajara. Já Ricardo Mello segue vivo. Em cerca de uma hora e meia, o tenista paulista, número 112 do ranking mundial, fez 2 sets a 0 em Ivan Endara, 452º na ATP.

Mello entrou em quadra às 11h30, no ápice de sol de um dia que começou chuvoso na cidade mexicana. A temperatura alta e o sol forte mexeu com os atletas, que cansaram além do normal, e até com a torcida, que se desdobrou entre chapéus, protetores e até brindes fornecidos pela organização para se proteger.

Em quadra, no entanto, o mais afetado pela temperatura foi Ivan Endara, que, mais inexperiente que o brasileiro, errou muito mais. O excesso de turnovers o deixou atrás logo no primeiro set. Após garantir uma quebra, Mello levou o jogo sem se arriscar muito e fechou por 6-4.

Na virada para o segundo set, o cansaço de Ivan Endara, que nunca havia enfrentado Ricardo Mello no circuito, ficou ainda mais evidente. O equatoriano pediu atendimento médico e demonstrava estar ofegante a cada ponto.

Mello, então, soube aproveitar. Quebrou o rival em duas oportunidades seguidas, abriu 4-0 e só levou o jogo com calma até o fim para passar à próxima fase. Na tarde desta terça, o brasileiro voltou à quadra em Guadalajara para jogar duplas ao lado de João Souza, o Feijão, mas acabou derrotado pela dupla colombiana Cabal/Farah por 2 sets a 0, parciais de 7-6(7-5) e 6-3.

Rogério Dutra Silva, o terceiro brasileiro em simples no Pan, fez sua estreia também na tarde desta terça-feira e não teve problemas para passar por Alex Llompart, de Porto Rico, fazendo 6-1 e 6-2 em apenas 1h05min.

O paulista vai enfrentar nas oitavas de final o norte-americano Greg Oullette em uma chave que ficou favorável a Dutra Silva, já que os cabeças de chave João Souza e Eduardo Schwank foram eliminados.

*Atualizado à 0h38

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros