UOL Pan 2011 Juliana e Larissa 'vingam' derrota de Alison e Emanuel para cubanos e garantem 1º lugar - 18/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/18/juliana-e-larissa-vingam-derrota-de-alison-e-emanuel-para-cubanos-e-garantem-1-lugar.htm
  • Juliana e Larissa 'vingam' derrota de Alison e Emanuel para cubanos e garantem 1º lugar
  • 29/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Larissa 'lustra' o pé de Juliana após ponto da parceira na vitória sobre cubanas

Larissa 'lustra' o pé de Juliana após ponto da parceira na vitória sobre cubanas

18/10/2011 - 16h32

Juliana e Larissa 'vingam' derrota de Alison e Emanuel para cubanos e garantem 1º lugar

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Na terceira partida nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, a dupla Juliana/Larissa, principal favorita ao ouro da competição, venceu mais uma vez e garantiu a liderança do grupo F na fase de classificação. Com a vaga para as quartas de final garantida após a segunda vitória no torneio, as brasileiras fizeram 2 sets a 0 (21-16 e 21-13) nas irmãs Sinal, de Cuba, e vão com moral à próxima fase.

Logo no início do confronto, as caribenhas até que tentaram complicar a vida das atuais campeãs mundiais, mas Juliana e Larissa logo se impuseram e abriram vantagem de cinco pontos, que precisou apenas ser administrada para garantir o triunfo na parcial.

No segundo set, o equilíbrio prevaleceu. As brasileiras chegaram a abrir dois pontos de vantagem, mas após uma condução de Juliana, as rivais empataram em 6 a 6. Pouco depois, um lance curioso. Uma cuba atacou, Juliana defendeu e a bola caiu na quadra rival, marcando 9 a 7 a favor. A jogada deu moral para as sul-americanas, que seguiram na frente e mantiveram a vantagem para fechar o set e o jogo.

Nas quartas de final elas enfrentarão as canadenses Heather Bansley e Elizabeth Maloney, nesta quarta-feira.

De certa forma, a vitória das brasileiras vingou a derrota de Alison e Emanuel, que também jogaram contra uma dupla cubana. Pouco antes da partida entre as mulheres, os brasileiros foram derrotados e ironizados  por Gonzalez e Piña, e se complicaram na competição. O placar de 2 sets a 0 (21-19 e 21-10) faz com que os também campeões mundiais precisem vencer o terceiro jogo no México para seguir vivo na luta por medalha.

Brasileiros no quarto dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no quarto dia do Pan de Guadalajara

No duelo, os cubanos abusaram das provocações. Após alguns pontos conquistados, principalmente após ataques poderosos, os caribenhos gritavam e gesticulavam em direção aos adversários, além de uma dancinha estranha depois da vitória no primeiro set.

No primeiro set, as duas duplas ficaram trocando pontos durante quase toda a parcial, com os brasileiros quase sempre à frente pela vantagem mínima. No entanto, quando o jogo estava empatado em 18 a 18, os cubanos passaram e encaminharam a vitória por 21 a 19.

Na parcial seguinte, os caribenhos fizeram 3 a 0 facilmente logo no início e obrigaram Alison/Emanuel a parar o jogo. No retorno, os brasileiros pontuaram e até tiveram chance de diminuir a vantagem. Porém, Emanuel errou um lance fácil, jogou a bola na rede e deixou os rivais fazerem 4 a 1.  Com mais dois erros bobos dos atuais campeões mundiais, Gonzalez e Piña se distanciaram. O placar chegou a 9 a 3 para os cubanos, após mais erros dos brasileiros, que pareciam desconcentrados na partida.

No fim, a decepção era tão grande que a dupla, durante um tempo pedido com 15 a 6, sequer se falou. Emanuel ficou estático olhando para o chão, enquanto Alison se refrescava.

"Eles foram muito bem  no jogo, não erraram quase nada, e a gente errou muito, principalmente nas jogadas de ataque. Eles são muito fortes, saltam muito. Mas é só o começo, temos mais um jogo pela frente e vamos tentar vencer para classificar para as quartas de final", afirmou o experiente Emanuel, em entrevista à TV Record.

"Eles estudaram muito bem nossas jogadas e nosso jogo acabou não fluindo. Temos jogo difícil amanhã, então hoje vamos pensas nos erros que cometeremos para jogarmos bem amanhã", disse Alison, que disputa seu primeiro Pan-Americano.

A dupla do Brasil volta à quadra nesta quinta-feira para enfrentar os dominicanos Perez e Recio , na partida de encerramento da primeira fase.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros