UOL Pan 2011 Seleção se recupera de susto com Jaqueline, dá show no bloqueio e estreia no Pan com vitória - 16/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/16/selecao-se-recupera-de-susto-com-jaqueline-da-show-no-bloqueio-e-estreia-no-pan-com-vitoria.htm
  • Seleção se recupera de susto com Jaqueline, dá show no bloqueio e estreia no Pan com vitória
  • 26/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Sheilla e Thaísa tentam bloquear ataque da República Dominicana na estreia no Pan

Sheilla e Thaísa tentam bloquear ataque da República Dominicana na estreia no Pan

16/10/2011 - 01h54

Seleção se recupera de susto com Jaqueline, dá show no bloqueio e estreia no Pan com vitória

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Nem mesmo o fato de o Brasil estar com seu elenco principal nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara ajudou o time a ter uma estreia tranquila na competição. Contra a República Dominicana, no fim da noite de sábado, a vitória até veio, mas depois de alguns grandes sustos. No fim, 3 sets a 1 (25-22, 21-25, 25-16 e 25-20), graças principalmente a 25 pontos de bloqueio anotados no jogo. Porém, a partir do início do segundo set as brasileiras perderam o foco. Afinal, a ponteira Jaqueline bateu cabeça com a líbero Fabi e teve de ser retirada de quadra em uma maca - ela foi transferida para um hospital.

Antes disso, Jaqueline foi uma das principais jogadoras do time no primeiro set. Chamou a responsabilidade de virar bolas e teve bom desempenho na defesa. A levantadora Dani Lins conseguia distribuir bem as bolas para as atacantes e o Brasil, apesar de muitas dificuldades, permaneceu na frente durante toda a parcial. O principal fundamento do time no set foi o bloqueio, muito pelo bom aproveitamento no saque. No fim, vitória por 25 a 22.

No segundo set, as dominicanas, após uma bronca do técnico Marcos Kwiek no intervalo, fizeram 4 a 1 no início. Foi então que Jaqueline, ao tentar salvar uma bola, caiu para trás e bateu a cabeça no nariz de Fabi. A jogadora ficou caída no chão, estática, e rapidamente foi atendida por Júlio Nardelli, médico da equipe. Depois de quase dez minutos de atendimento, Jaqueline foi retirada na maca.

JAQUELINE BATE CABEÇA COM FABI, SAI IMOBILIZADA E VAI PARA HOSPITAL

  • Luiz Pires/VIPCOMM

    A estreia brasileira no vôlei não começou bem. No início do segundo set, a ponteira Jaqueline se chocou com a líbero Fabi em tentativa de salvar uma bola e ficou caída na quadra por alguns minutos. A jogadora não chegou a desmaiar, mas permaneceu imóvel no chão. A comissão técnica entrou em ação e a esposa do jogador Murilo teve que sair de maca e imobilizada.

Abaladas psicologicamente pelo choque da companheira, as brasileiras se desconcentraram na quadra. O time até encostou no placar, mas visivelmente estava com a cabeça fora da quadra naquele momento. O time da República Dominicana, alheio ao problema, aproveitou-se e se impôs na partida, chegando a abrir quatro pontos de diferença.

Nem mesmo a oposto Sheilla, grande nome do Brasil, conseguia jogar, e foi substituída por Tandara. A mudança não surtiu efeito, e as caribenhas fecharam a parcial em 25 a 21. Antes do jogo, Zé Roberto havia alertado para as dificuldades do confronto, já que o técnico rival deste sábado foi seu assistente-técnico na seleção brasileira há alguns anos e conhece bem o time.

Zé aproveitou o intervalo e mexeu com o ânimo do time. Gritou, brigou e recolocou suas comandadas na partida. A levantadora Fabíola foi mantida no lugar de Dani Lins. Deu certo. Com o bloqueio voltando a funcionar bem, e Fernanda Garay e Mari indo bem nas pontas, o Brasil abriu de cara 7 a 1. Foi a vez então do técnico da República Dominicana esbravejar. Sem efeito, já que as atuais campeãs olímpicas não diminuíram o ritmo e levaram a vantagem para 16 a 5. 

Brasileiros no primeiro dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no primeiro dia do Pan de Guadalajara

Quando o set parecia ganho, mais um grande susto para o Brasil.  As dominicanas, lideradas por um show da líbero Castillo, cortaram a vantagem de 11 para cinco pontos (21 a 16). Na sequência, foi a vez de Fernanda Garay, após choque com uma adversária na rede, sentir uma lesão no tornozelo direito e deixar a quadra para a entrada de Paula Pequeno. Então, após um bloqueio e um erro de ataque das rivais, as brasileiras fecharam a parcial em 25 a 16.

Muitos equilíbrio e uma disputa espetacular de bola de quase um minuto marcaram o início do quarto set. Foram três trocas de bolas e quatro defesas difíceis das duas equipes. Um bloqueio de Paula Pequeno colocou fim ao ponto mais disputado do jogo e que igualou o jogo em 9 a 9. Com mais dois pontos do paredão formado por Thaísa e Paula, o time assumiu a liderança do placar e desestabilizou as dominicanas, que passaram a errar bastante no ataque e permitiram que as campeãs olímpicas abrissem 19 a 13. Foi só administrar a vantagem para fechar o jogo e garantir a vitória.

"A equipe do Brasil jogou abaixo do nível, creio que podíamos ter feito melhor", afirmou José Roberto Guimarães, que destacou a atuação da ponteira Fernanda Garay, substituta de Jaqueline. "A Fernanda tem entrado muito bem e tem muito futuro", disse.

Fabiana, capitã do time, concordou com o técnico quanto à atuação da seleção brasileira. "Cometemos alguns erros que não estamos acostumadas a cometer. Estamos pensando na partida de amanhã (domingo)", declarou.

O Brasil volta à quadra neste domingo contra o Canadá, às 23h (horário de Brasília). As dominicanas enfrentam Cuba também pela segunda rodada do grupo A. Os três melhores de cada chave avançam. Os líderes vão direto para as semifinais enquanto segundos e terceiros duelam pelas quartas.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros