UOL Pan 2011 Programação cultural do Pan terá Guns N' Roses, Bob Esponja e Calígula - 14/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/14/programacao-cultural-do-pan-tera-guns-n-roses-bob-esponja-e-caligula.htm
  • Programação cultural do Pan terá Guns N' Roses, Bob Esponja e Calígula
  • 26/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Guns, Bob Esponja e Calígula estão na programação cultural do Pan

Guns, Bob Esponja e Calígula estão na programação cultural do Pan

14/10/2011 - 07h00

Programação cultural do Pan terá Guns N' Roses, Bob Esponja e Calígula

Do UOL Esporte
Em Guadalajara (México)

O que a banda de rock americana Guns N’ Roses, o personagem de desenho animado Bob Esponja e o imperador romano Calígula têm em comum? Todos eles farão parte de programação cultural que ocorrerá paralelamente aos Jogos Pan-Americanos em Guadalajara e nas cidades sub-sedes da competição.

De acordo com a Secretaria de Cultura de Guadalajara, a cidade vai receber 451 atrações artísticas e culturais durante a realização do Pan, entre 14 e 30 de outubro. E a lista é bem eclética: vai desde mariachis mexicanos a um grupo de danças polinésias, além das três atrações citadas acima.

Confira quais serão as principais atrações:

GUNS N' ROSES

A veterana banda norte-americana capitaneada pelo rechonchudo Axl Rose, que fez o show de encerramento do Rock in Rio no começo do mês de outubro, vai se apresentar em Guadalajara no próximo dia 22 na Arena VGF. O local, que costuma receber lutas de boxe, é uma das principais casas de espetáculo da região e não será utilizado nos Jogos Pan-Americanos.

BOB ESPONJA

Bob Esponja, o símpatico morador da Fenda do Biquíni, é o protagonista de um espetáculo teatral infantil que será apresentado em Guadalajara. A peça também terá Patrick, Sr. Sirigueijo e outros personagens do desenho animado.

CALÍGULA

O controverso imperador que comandou Roma entre os anos 37 e 41 ganha vida em uma nova adaptação teatral. A história de Calígula também já foi retratada no cinema, em um polêmico filme com Malcom McDowell (foto) nos anos 80.

OLGA

O filme brasileiro de 2004 está presente no Ciclo de Cinema Pan-Americano e será exibido no dia 22. Dirigido por Jaime Monjardim e inspirado no livro de Fernando Morais, o filme conta a história da militante comunista Olga Benário Prestes, que foi deportada para Alemanha no governo do presidente Getúlio Vargas. De origem judaica, ela acabou sendo executada em uma câmara de gás num campo de concentração nazista. No elecon estão Camila Morgado (foto), Caco Ciocler e Fernanda Montenegro.

MARIACHIS

Espécie de instituição mexicana, os mariachis têm boa presença na programação cultural do Pan. Diversos grupos se apresentarão durante todo o mês de outubro. Até mesmo uma peça de teatro sobre o tema será encenada em Guadalajara.

CHARREADA

Considerada o esporte nacional do México, a charreada será disputada também na época dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. A modalidade é uma espécie de rodeio e está inserida na cultura mexicana desde o início do século passado.

 

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros