! Justiça depõe interventor da Confederação Brasileira de Badminton - 08/07/2011 - UOL Pan 2011
UOL Pan 2011 Justiça depõe interventor da Confederação Brasileira de Badminton - 08/07/2011 - UOL Pan 2011
08/07/2011 - 20h05

Justiça depõe interventor da Confederação Brasileira de Badminton

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Badminton é um esporte olímpico, mas pouco divulgado

    Badminton é um esporte olímpico, mas pouco divulgado

Nesta sexta-feira a Justiça divulgou determinação que exige a mudança no interventor da Confederação Brasileira de Badminton, por conta de “quebra de confiança” entre juíza e o antigo interventor, Manuel Gori. Alexandre Augusto de Moraes Sampaio foi designado como novo comandante da entidade.

Irregularidades na aplicação de verba, falta de auditoria e conselho fiscal e uma eleição desastrada foram os motivos que levaram Luiz de França, ex-técnico da seleção brasileira da modalidade, a acionar a Justiça contra a Confederação Brasileira de Badminton. Como resultado, no dia 2 de maio o antigo presidente Celso Wolf Júnior foi deposto, iniciando período de intervenção na entidade.

Manuel Gori, que já presidiu a Federação Paulista de Badminton, assumiu o comando, mas nesta sexta-feira foi comunicado por decisão judicial que deve ser substituído por Sampaio. A decisão é assinada pela juíza Lissandra Reis Ceccon, de Campinas.

Segundo texto da juíza, “a obrigação central do interventor era marcar as eleições de forma a pacificar a gestão da Confederação. A prévia realização de auditoria para resguardar responsabilidades poderia até retardar o procedimento, porém, essa cautela não foi tomada pelo gestor nomeado”.

“Considerando a quebra de confiança entre este juízo e o interventor nomeado, destituo-o do cargo e nomeio em substituição Dr. Alexandre Augusto de Moraes Sampaio, que deverá ser intimado com urgência para início do encargo”, afirma Ceccon.

O prazo inicial dado pela Justiça quando da intervenção era de no máximo 60 dias até que as eleições fossem convocadas. No entanto, Gori já havia delcarado ao UOL Esporte que pediria prorrogação no prazo, justificando a demora como necessária para um processo de auditorias, interpretação que, como visto, a juíza discorda.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros