UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Locais de competição

Complexo Esportivo de Deodoro

Localização

Avenida Duque de Caxias, 2.660, Deodoro

Esportes

    Hipismo, hóquei na grama, pentatlo moderno, tiro esportivo, tiro com arco

Custo da Obra

R$ 119,8 milhões

Localizado dentro da Vila Militar de Deodoro, o complexo terá instalações para cinco modalidades: hipismo, hóquei na grama, pentatlo moderno, tiro e tiro com arco. Inicialmente, o projeto não contava com os centros de hipismo e hóquei na grama. Justamente por isso, as obras estão atrasadas. Em 2005, foi feita uma licitação para as obras que não previam estas instalações. O processo teve de ser refeito e as obras começaram atrasadas.

A pedra fundamental foi lançada em março de 2006, mas, efetivamente, as obras começaram no final de julho. O governo federal investiu R$ 119,8 milhões na construção do complexo esportivo. Os centros nacionais de Hipismo e de Tiro Esportivo estão entre os mais modernos da América Latina.

Toda a estrutura está dentro de padrões olímpicos e as instalações permanentes e temporárias contemplam as exigências das federações internacionais. Como legado, o governo federal prevê a criação de núcleos de formação de base. A diretriz do governo é de que os núcleos ofereçam iniciação esportiva a crianças e jovens de comunidades populares localizadas no entorno da instalação.

O local já foi palco de dois eventos-teste: o Pan-Americano de Tiro com Arco, em novembro de 2006, e o Mundial Militar de Pentatlo Moderno, em maio, além das seletivas brasileiras de salto do hipismo, em junho.

As provas de hipismo terão capacidade para 3000 pessoas, as quadras de hóquei sobre grama contarão com arquibancada para 750 espectadores, o centro de pentatlo moderno abrigará 1000 pessoas, assim como o centro de tiro esportivo. O menor dos locais de competição é o centro de tiro com arco, para 500 pessoas.