UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Graça e força marcam a ginástica artística

AFP

Daniele Hypólito se exercita na trave em prova do Pan de Winnipeg-99

Com origem no antigo Egito, onde se realizavam acrobacias circenses apreciadas pelo público, a ginástica passou por uma série de modificações até chegar à forma como é praticada hoje. No século 2 a.C., homens e mulheres realizavam o salto do touro, uma modalidade que consistia numa corrida em direção ao touro, em que os atletas seguravam os chifres do animal e, antes de ser lançados, executavam uma acrobacia no ar para tentar cair em sua garupa (algo semelhante ao atual salto sobre o cavalo).

Na Grécia Antiga, praticavam-se três disciplinas diferentes dentro da ginástica: manutenção física, treinamento militar e adestramento de atletas. Naquela época, os exercícios eram praticados por atletas, geralmente, despidos. O termo "ginástica" se origina do grego "gymnádzein", que significa "exercitar-se nu".

Na Idade Média, alguns elementos usados na preparação militar pelos antigos romanos, como o cavalo de madeira, escadas e outros aparelhos utilizados para atacar fortalezas inimigas foram transformados em acrobacias mostradas pelos artistas viajantes.

Na época do Renascimento, os humanistas focaram sua atenção para o desenvolvimento do corpo na juventude, incentivando as aulas de ginástica, chegando a publicar vários trabalhos escritos sobre a educação física e incluindo exercícios em aparelhos como disciplina obrigatória em colégios da aristocracia. Essas idéias pedagógicas se alastraram na Europa Ocidental, principalmente na Alemanha, onde se criou um novo tipo de escola, a "Filantropin".

O primeiro professor da ginástica moderna foi Johann Friedrich Simon, que lecionou em 1776, na escola de Basedow, na cidade alemã de Dessau. Porém, o educador Friederich Ludwig Jahn é considerado pai da ginástica moderna. Fundador do primeiro clube dedicado exclusivamente ao esporte, em Berlim, em 1811, Jahn valorizava a prática do esporte com exercícios que priorizavam a força física e a autodisciplina. Ele formulou ainda regras e criou aparelhos para a prática da ginástica. Em 1881, durante o 1º Congresso Internacional das Uniões Ginásticas, por iniciativa do belga N. J. Kuperus, foi criada a Federação Internacional, uma das mais antigas federações esportivas do mundo. Bélgica, França e Holanda foram os países fundadores.

Em 1896, o esporte foi incluído no programa oficial das Olimpíadas de Atenas, apenas com a participação masculina. As mulheres estrearam nos Jogos de 1928. Desde então, a ginástica artística é considerada um dos três esportes principais das Olimpíadas, junto com o atletismo e a natação. No Pan, a estréia aconteceu na edição de 1951, em Buenos Aires.

A última grande mudança no esporte aconteceu após uma série de decisões polêmicas da arbitragem na Olimpíada de Atenas em 2004. Os dirigentes resolveram fazer uma revolução na avaliação dos ginastas. A nota dez foi abolida, e o julgamento ficou mais técnico.