UOL Pan 2011 Vila do Pan usa caminhão pipa após falta d'água em chuveiros - 19/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/19/vila-do-pan-usa-caminhao-pipa-apos-falta-dagua-em-pias-e-chuveiros.htm
  • Vila do Pan usa caminhão pipa após falta d'água em chuveiros
  • 26/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Vila do Pan de Guadalajara: faltou água quando o local recebeu lotação máxima

Vila do Pan de Guadalajara: faltou água quando o local recebeu lotação máxima

19/10/2011 - 07h00

Vila do Pan usa caminhão pipa após falta d'água em chuveiros

Bruno Doro
Em Guadalajara (México)

Os atletas que estão alojados na Vila Pan-Americana sofreram com falta d’água durante a primeira semana dos Jogos de Guadalajara-2011. O UOL Esporte apurou que atletas ficaram sem água nos chuveiros. A organização mexicana teve de usar caminhões pipa para resolver o problema de forma paliativa.

OS PROBLEMAS DA VILA DO PAN

  • Roberta Nomura/UOL

    Antes do início do Pan, Guadalajara teve três dias incomuns de chuva. E a Vila sofreu. Os guarda-chuvas acabaram na loja oficial e o refeitório teve cadeiras de papelão danificadas pela umidade do local

  • Também antes dos Jogos, atletas uruguaios e paraguaios se reuniram em uma das tendas da zona internacional para acompanhar a partida dos dois países pelas Eliminatórias da Copa. A empolgação foi tão grande que a parede do estande foi derrubada

“Não faltou água para beber, mas é verdade que está faltando água. A Vila está tendo dificuldade porque não houve um teste de lotação de todos os apartamentos. Isso está fazendo com que supram essa falha com carros pipa. Já está melhorando, mas ainda não é o ideal. Mas vai chegar lá”, confirmou Bernard Rajzman, chefe de missão do Brasil no Pan.

O problema tornou-se público quando o goleiro Douglas Pires, da seleção masculina de futebol, revelou que a Vila estava sem água, pelo Twitter. “Bom diaaa.. Ta frio aqui em Guadalajara, sem agua pra lavar o rosto... Ta osso! Mas vamos ao treino..”, escreveu o goleiro, para depois postar: “Lavar a boca com Gatorade.. Huahuahuahua eeeeh #Pan2011”.

Apesar da falta de água na Vila, em Guadalajara o abastecimento continuou normal para os habitantes. A cidade, apesar do clima seco, não tem problemas com abastecimento graças ao Lago de Chapalpa, o maior do México, responsável pela reserva de água da cidade.

Este não é o primeiro problema enfrentado pela Vila desde a sua inauguração. A organização estava ciente da possibilidade de superlotação e teve de cortar, em cima da hora, membros de diversas delegações. Esportes como natação, atletismo e tiro tiveram ameaças de cortes.

O time do Brasil também foi afetado com os problemas de instalações. Por falta de quartos para todos os atletas, o COB foi obrigado a colocar algumas delegações em um hotel ao lado da vila. Estão hospedados por lá os times de vôlei, a delegação de basquete feminino e as equipes de hipismo e pentatlo moderno.

Além disso, o refeitório do alojamento dos atletas apresentou superlotação e alguns atletas chegaram a reclamar do tamanho das filas na hora de comer. As cadeiras da sala, feitas de papel reciclado, também foram danificadas pelas chuvas que afetaram Guadalajara na semana anterior à abertura.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros