UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Lucas Pereira Vita

Data e local de nascimento:
01/03/1985, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
1,98 m / 100 kg

Residência:
São Paulo (SP)

Posição:
Central

Clube:
Pinheiros (SP)

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan:
Rio-2007

Lucas Vita

Na sua estréia no Pan, Lucas Vita conquistou uma medalha de prata. Os Estados Unidos fizeram valer o favoritismo e derrotaram o Brasil por 9 a 2, Parque Aquático Julio Delamare, na final masculina dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em um jogo marcado pela tensão.

Antes de adotar o pólo aquático como esporte, Lucas Vita competiu como nadador em categorias de base, dos sete aos 17 anos de idade. Mas, quando estava chegando no adulto, com a concorrência maior, ele percebeu que teria poucas chances de se destacar na modalidade individual. "Eu tinha um desempenho bom, cheguei a quebrar o recorde paulista, mas meus amigos todos estavam indo para o pólo e na natação ia ser difícil sobressair", diz o antigo especialista em 200 m livre.

Foi então que o técnico do Pinheiros Tiago Almeida, em busca de um jogador alto, convidou Lucas para treinar. "Eu não tive dúvidas. Meu avô também apoiou muito a minha mudança", conta. Cláudio Borba Vita foi presidente e atualmente é membro do conselho deliberativo do clube de São Paulo. Também foi jogador de pólo. "Ele defendeu o Tietê e depois o Pinheiros. Pegou seleção, mas não chegou a disputar um Pan", fala o neto, que vai mais longe que o avô.

O mais novato dos integrantes da seleção, Lucas foi convocado para os treinos em agosto do ano passado, para o torneio Pan-Pacífico. Mas, por ter acabado de chegar ao grupo, acabou cortado da competição. Voltou na preparação para o Pan e, desta vez, ficou.

"Foi uma surpresa ficar no grupo do Pan, mas o Bárbaro (Diaz, técnico da seleção) apostou em mim. A seleção está precisando dar uma renovada e não tinha muita gente nova para entrar", analisa.

Lucas considera como um de seus trunfos, além da altura, 1,98 m, o fato de ser canhoto. Este fator, aliás, o ajudou a entrar para a seleção júnior, aos 18 anos. "O Marcelo Franco, que era o canhoto, se machucou e eu entrei. Disputei o sul-americano e depois o pan-americano júnior, quando o Brasil foi vice, em 2002."

Com a evolução desde a mudança para o pólo, Lucas influenciou o irmão mais novo, Thiago, que foi campeão brasileiro júnior, pelo Pinheiros, em maio deste ano, e já participa de alguns treinos da seleção adulta.