Cabeçada: Kopfball
Cabeçada: Kopfball
Cabeçada: Kopfball
Cabeçada: Kopfball
Área de combate: área de oito metros quadrados onde são disputadas lutas durante as competições
Área de perigo: Zona de um metro que está em volta do quadrado da luta e alerta os judocas de que a área de combate está terminando
Ashi-waza: Técnicas de perna
Chui: Séria penalidade aplicada ao judoca por uma falta grave; o oponente ganha um yuko quando isso acontece
Dan: Maior série de graduação do judô, que distribui, pela ordem, as faixas preta, vermelha e branca (também chamada de malhada) e vermelha
Dojo: Local de treinos do judô
Faixa: Parte do uniforme do judoca, a faixa serve também para diferenciar a graduação ao atleta. As cores variam de branca a vermelha
Hajimê: Ordem do árbitro para o início do combate
Hansoku-make: Desqualificação de um judoca por uma ofensa; o adversário ganha a luta automaticamente por ippon
Hantei: Pedido para que os juízes dêem uma definição
Hiki-wake: Indicação de empate
Ippon: Semelhante ao nocaute no boxe, dá a vitória automaticamente ao judoca. Ele pode ocorrer de três formas: quando se atira o oponente ao chão com força, velocidade e controle e ele cai de costas; imobilizando o adversário por 25 segundos; ou fazendo-o desistir da luta por uma imobilização, chave-de-braço ou estrangulamento
Judogi: O mesmo que quimono
Katame-waza: Técnicas de domínio no solo
Keikoku: Falta grave, que dá ao oponente um waza-ari
Koka: Menor unidade de pontos no judô, é obtida quando se derruba o adversário, atingindo apenas um dos quatro critérios necessários para o ippon ou imobilizando um oponente por um período entre 10 e 15 segundos
Koshiwaza: Golpe em que o judoca puxa o rival para fazê-lo perder o equilíbrio
Kyu: Menor série de graduação do judô, que distribui, pela ordem, as faixas branca, amarela, laranja, verde, azul e roxa (ou marrom)
Matê: Comando do árbitro que paralisa a luta temporariamente
Nage-waza: Técnicas de arremesso
Hansoku-make: Desqualificação de um judoca por uma ofensa; o adversário ganha a luta automaticamente por ippon
Hantei: Pedido para que os juízes dêem uma definição
Hiki-wake: Indicação de empate
Quimono: Uniforme dos atletas, feito de algodão
Osaekomi: Comando do árbitro para que se inicie a contagem do tempo quando há imobilização
Osaekomi-toketa: Comando do árbitro para que se encerre a contagem do tempo quando há imobilização
Osaekomi-waza: Técnicas de imobilização
Shido: Punição imposta a um dos competidores por falta de combatividade
Shime-waza: Técnicas de estrangulamento
Shisei: Posição base para todos os movimentos
Sono-mama: Comando do árbitro para que o confronto no chão se paralise, com os judocas voltando a suas posições iniciais
Soremade: Comando do árbitro para encerrar o combate
Te-waza: Técnicas de braço
Tori: Judoca que aplica o golpe
Uke: Judoca que recebe o golpe
Ukemi: Queda
Ukemi-no-waza: Técnicas de amortecimento de queda
Ukiotoshi: Golpe em que o judoca prende o rival com as duas mãos e tenta levantá-lo
Waza-ari: Equivalente a meio ippon. É obtido quando o judoca derruba o adversário atingindo três dos quatro critérios necessários para o ippon, ou por uma imobilização de 20 segundos
Yoshi: Comando do árbitro para continuar uma luta após uma paralisação
Yusei gachi: Vitória por superioridade
Yuko: Pontuação intermediária. É obtida quando o judoca derruba o adversário atingindo dois dos quatro critérios necessários para o ippon, ou por uma imobilização de 15 a 20 segundos
Zona de segurança: Área exterior ao quadrado central