UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
AFP

Nome completo:
Renata Aparecida da Costa

Data e local de nascimento:
08/07/1986, em Assaí (PR)

Peso/Altura:
65kg / 1,71m

Residência:
Botucatu (SP)

Clube em que atua:
Botucatu F.C.

Posição:
Volante/zagueira

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Renata Costa

Sair de casa para morar longe dos pais já é difícil. Para jogar futebol, então, ainda mais. A dificuldade aumenta ainda mais se você é uma mulher tentando "jogar bola" em um país como o Brasil, onde o futebol feminino não tem o menor apoio.

Mesmo assim, Renata Costa, a Kóki, continua levando a vida com a bola nos pés. Depois de passar pelas cidades de Londrina e Maringá, no Paraná, e Marília, no interior de São Paulo, ela agora atua em Botucatu, também no interior paulista.

No Botucatu, apesar de atuar na contenção, Renata tem seis gols marcados com a camisa do time paulista, que passou para a segunda fase do Paulista deste ano em primeiro do grupo, ainda sem perder na competição.

Apesar de também ser volante, a atleta atua na seleção brasileira como líbero no esquema de três zagueiros, ao lado de Aline e Tânia.

Como acontece com a maioria das jogadoras brasileiras, Renata Costa descobriu o futebol jogando com os meninos de sua rua. Dos seus primeiros chutes, quando tinha oito anos, a novata chegou ao Grêmio Maringá, seu primeiro clube, onde apurou suas principais características: marcação forte e proteção à zaga.

Atualmente está sem estudar, mas quando se aposentar pretende cursar fisioterapia e seguir a atuar na área esportiva.

No Pan do Rio de Janeiro, seu segundo na carreira, Renata formou a sólida defesa brasileira que não sofreu nenhum gol, ao lado de Tânia e da capitã Aline. Costa levou o ouro pela segunda vez consecutiva no Pan de 2007, depois de ter ganhado em Santo Domingo (2003).

A seleção brasileira teve campanha irrepreensível em 2007. Na primeira fase, a seleção brasileira venceu o Uruguai (4 a 0), a Jamaica, por 5 a 0, as equatorianas, em goleada por 10 a 0 e o Canadá (7 a 0).

Nas semifinais, as brasileiras passaram pelas mexicanas, por 2 a 0, e finalizaram com 5 a 0 sobre os Estados Unidos, na decisão disputada no Maracanã.