UOL Esporte - Pan 2007
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Crédito

Cabeçada: Kopfball

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Cabeçada: Kopfball

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Cabeçada: Kopfball

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Cabeçada: Kopfball

A

Amistoso: Partida que não vale pontos

Ala: Jogador que defende e ataca perto da linha lateral do campo em um esquema com três zagueiros

Árbitro: É o responsável pelo jogo e deve garantir que as regras sejam cumpridas durante toda a partida

Área técnica: Área próxima ao campo na qual o treinador pode ficar em pé, orientando o time. O tamanho dela varia de acordo com o campo, tendo apenas que ficar a 1 m da linha lateral

Artilheiro: Jogador com maior número de gols

Árbitro: É o responsável pelo jogo e deve garantir que as regras sejam cumpridas durante toda a partida

Assistente: Fica na lateral do campo e ajuda o árbitro nas marcações, principalmente nos lances de impedimento

Atacante: Jogador posicionado próximos à área adversária; seu objetivo é fazer as jogadas ofensivas e os gols

B

Balão: Chute alto, normalmente sem direção

Bandeirinha: O mesmo que assistente

Banheira: Posição de impedimento

Bate-pronto: Lance em que um jogador chuta logo depois que a bola quica no campo

Beque: O mesmo que zagueiro

Bicicleta: Lance plástico, no qual o jogador, de costas para o local em que quer chutar, acerta a bola no ar. Sua invenção é atribuída ao brasileiro Leônidas da Silva

Bicho: Prêmio pago aos jogadores por vitórias ou resultados expressivos

Bola ao chão: Reinício de jogo após o árbitro ter sido obrigado a parar a partida com a bola rolando

Bomba: Chute forte

C

Cabeça-de-bagre: Jogador ruim

Cambista: Pessoa que vende ingresso na porta do estádio

Cama-de-gato: Escorar o adversário com as costas

Caneleira: Protetor para as canelas. Feita de plástico resistente, é material obrigatório usado pelos atletas

Caneta: Drible no qual um jogador toca a bola por entre as pernas do adversário

Carrinho: Jogada ríspida, na qual o atleta desliza com as duas pernas no chão em busca da bola

Cartões: Aplicados para punir jogadores que desrespeitem as regras e as normas de conduta. O amarelo é advertência, e o vermelho elimina o atleta do jogo

Cera: Tática usada por jogadores ou equipes para retardar propositalmente o jogo

Chaleira: toque com a parte de trás da chuteira

Chapéu: Lance no qual o jogador encobre o adversário com a bola

Chuteira: Calçado com travas específicas para gramado, feita de materiais como kevlar e titânio

Corner: O mesmo que escanteio

D

Drible: Jogada na qual um atleta passa pelo adversário

Drible da vaca: Quando um jogador toca a bola por um lado do rival e o ultrapassa pelo outro lado

E

Elástico: Drible que consiste em puxar a bola por um lado e sair pelo outro

Embaixadinha: Controle de bola sem deixá-la tocar no chão

Escanteio: Cobrança de tiro livre direto feito a partir do canto do campo, de uma semicircunferência de um metro, onde a bola deve ser colocada

F

Falta: Infração dentro de campo; se ocorrer dentro da grande área, é pênalti

Fazendeiro: Jogador com pouca técnica, que normalmente apela para violência

Finta: Jogada na qual um atleta engana o adversário

Frango: Gol resultado de falha do goleiro

Freguês: Adversário que é freqüentemente derrotado por outro

G

Gandula: Responsável por pegar as bolas que saem de campo

Gato: Jogador com idade alterada

Goleiro: Único jogador de um time que pode pegar a bola com as mãos, mas apenas dentro de uma área delimitada; seu uniforme deve ser diferente dos de seus companheiros de equipe

Gol de placa: Gol bonito

Gol espírita: Gol marcado em um lance sem ângulo

Gol olímpico: Quando, após a cobrança de escanteio, a bola entra direto no gol, sem que um jogador do time que ataca toque na bola

H

Hat-trick: Jogador que marca três gols em uma partida

I

Impedimento: Quando o jogador de ataque está à frente do penúltimo defensor adversário no momento em que a bola é passada para ele

J

Juiz: O mesmo que árbitro

L

Lançamento: Bola tocada para o companheiro a longa distância

Lateral: Jogador que defende e ataca perto da linha lateral do campo em um esquema com quatro zagueiros

Lanterna: Último colocado de um campeonato

Lençol: O mesmo que chapéu

Letra: Toque na bola após a mesma passar entre as pernas do jogador

Luvas: 1. Proteção de mão usada pelos goleiros; 2. Valor pago a um atleta em sua contratação ou na renovação de contrato

M

Meia: Jogador de meio-campo que normalmente arma as jogadas de ataque do time e auxilia na marcação

P

Passe: Bola tocada para o companheiro a curta distância

Pedalada: Jogada plástica na qual o atleta passa o pé por cima da bola diversas vezes

Peixinho: Tentativa de acertar a bola de cabeça mergulhando rente ao chão

Pelada: Jogo de rua

Pênalti: Tiro livre direto batido a 11 metros do gol, sem barreira

Peneira: Teste para jogadores

Perna-de-pau: Jogador ruim

Peru: O mesmo que frango

Ponta: Jogador de ataque, que atua nas laterais do campo

Posição de impedimento: Posição na qual o atleta não está em condições legais de jogo

Prorrogação: Tempo extra utilizado quando existe empate em partidas eliminatórias

Q

Quarto árbitro: É o reserva do trio de arbitragem, ajudando a equipe com os deveres administrativos antes, durante e depois da partida

S

Sem pulo: Lance no qual o jogador acerta a bola antes dela tocar no chão

T

Tapetão: Tribunal que interfere nos resultados das partidas

Tiro de meta: Reposição da bola em jogo, feita dentro da área do goleiro após sua saída pela linha de fundo

Tiro livre direto: Cobrança de bola parada em que é permitido chutar diretamente para o gol adversário

Tiro livre indireto: Cobrança de bola parada em que o gol só será válido se a bola for tocada por outro atleta além daquele que cobrou o tiro

Trivela: Acertar a bola com a parte lateral do pé, provocando um efeito

V

Volante: Meia que normalmente joga à frente dos zagueiros, atuando principalmente na marcação

Z

Zagueiro: Jogador que atua recuado no campo, marcando as jogadas de ataque do adversário