Cabeçada: Kopfball
Cabeçada: Kopfball
Cabeçada: Kopfball
Cabeçada: Kopfball
Amistoso: Partida que não vale pontos
Ala: Jogador que defende e ataca perto da linha lateral do campo em um esquema com três zagueiros
Árbitro: É o responsável pelo jogo e deve garantir que as regras sejam cumpridas durante toda a partida
Área técnica: Área próxima ao campo na qual o treinador pode ficar em pé, orientando o time. O tamanho dela varia de acordo com o campo, tendo apenas que ficar a 1 m da linha lateral
Artilheiro: Jogador com maior número de gols
Árbitro: É o responsável pelo jogo e deve garantir que as regras sejam cumpridas durante toda a partida
Assistente: Fica na lateral do campo e ajuda o árbitro nas marcações, principalmente nos lances de impedimento
Atacante: Jogador posicionado próximos à área adversária; seu objetivo é fazer as jogadas ofensivas e os gols
Balão: Chute alto, normalmente sem direção
Bandeirinha: O mesmo que assistente
Banheira: Posição de impedimento
Bate-pronto: Lance em que um jogador chuta logo depois que a bola quica no campo
Beque: O mesmo que zagueiro
Bicicleta: Lance plástico, no qual o jogador, de costas para o local em que quer chutar, acerta a bola no ar. Sua invenção é atribuída ao brasileiro Leônidas da Silva
Bicho: Prêmio pago aos jogadores por vitórias ou resultados expressivos
Bola ao chão: Reinício de jogo após o árbitro ter sido obrigado a parar a partida com a bola rolando
Bomba: Chute forte
Cabeça-de-bagre: Jogador ruim
Cambista: Pessoa que vende ingresso na porta do estádio
Cama-de-gato: Escorar o adversário com as costas
Caneleira: Protetor para as canelas. Feita de plástico resistente, é material obrigatório usado pelos atletas
Caneta: Drible no qual um jogador toca a bola por entre as pernas do adversário
Carrinho: Jogada ríspida, na qual o atleta desliza com as duas pernas no chão em busca da bola
Cartões: Aplicados para punir jogadores que desrespeitem as regras e as normas de conduta. O amarelo é advertência, e o vermelho elimina o atleta do jogo
Cera: Tática usada por jogadores ou equipes para retardar propositalmente o jogo
Chaleira: toque com a parte de trás da chuteira
Chapéu: Lance no qual o jogador encobre o adversário com a bola
Chuteira: Calçado com travas específicas para gramado, feita de materiais como kevlar e titânio
Corner: O mesmo que escanteio
Drible: Jogada na qual um atleta passa pelo adversário
Drible da vaca: Quando um jogador toca a bola por um lado do rival e o ultrapassa pelo outro lado
Elástico: Drible que consiste em puxar a bola por um lado e sair pelo outro
Embaixadinha: Controle de bola sem deixá-la tocar no chão
Escanteio: Cobrança de tiro livre direto feito a partir do canto do campo, de uma semicircunferência de um metro, onde a bola deve ser colocada
Falta: Infração dentro de campo; se ocorrer dentro da grande área, é pênalti
Fazendeiro: Jogador com pouca técnica, que normalmente apela para violência
Finta: Jogada na qual um atleta engana o adversário
Frango: Gol resultado de falha do goleiro
Freguês: Adversário que é freqüentemente derrotado por outro
Gandula: Responsável por pegar as bolas que saem de campo
Gato: Jogador com idade alterada
Goleiro: Único jogador de um time que pode pegar a bola com as mãos, mas apenas dentro de uma área delimitada; seu uniforme deve ser diferente dos de seus companheiros de equipe
Gol de placa: Gol bonito
Gol espírita: Gol marcado em um lance sem ângulo
Gol olímpico: Quando, após a cobrança de escanteio, a bola entra direto no gol, sem que um jogador do time que ataca toque na bola
Hat-trick: Jogador que marca três gols em uma partida
Impedimento: Quando o jogador de ataque está à frente do penúltimo defensor adversário no momento em que a bola é passada para ele
Juiz: O mesmo que árbitro
Lançamento: Bola tocada para o companheiro a longa distância
Lateral: Jogador que defende e ataca perto da linha lateral do campo em um esquema com quatro zagueiros
Lanterna: Último colocado de um campeonato
Lençol: O mesmo que chapéu
Letra: Toque na bola após a mesma passar entre as pernas do jogador
Luvas: 1. Proteção de mão usada pelos goleiros; 2. Valor pago a um atleta em sua contratação ou na renovação de contrato
Meia: Jogador de meio-campo que normalmente arma as jogadas de ataque do time e auxilia na marcação
Passe: Bola tocada para o companheiro a curta distância
Pedalada: Jogada plástica na qual o atleta passa o pé por cima da bola diversas vezes
Peixinho: Tentativa de acertar a bola de cabeça mergulhando rente ao chão
Pelada: Jogo de rua
Pênalti: Tiro livre direto batido a 11 metros do gol, sem barreira
Peneira: Teste para jogadores
Perna-de-pau: Jogador ruim
Peru: O mesmo que frango
Ponta: Jogador de ataque, que atua nas laterais do campo
Posição de impedimento: Posição na qual o atleta não está em condições legais de jogo
Prorrogação: Tempo extra utilizado quando existe empate em partidas eliminatórias
Quarto árbitro: É o reserva do trio de arbitragem, ajudando a equipe com os deveres administrativos antes, durante e depois da partida
Sem pulo: Lance no qual o jogador acerta a bola antes dela tocar no chão
Tapetão: Tribunal que interfere nos resultados das partidas
Tiro de meta: Reposição da bola em jogo, feita dentro da área do goleiro após sua saída pela linha de fundo
Tiro livre direto: Cobrança de bola parada em que é permitido chutar diretamente para o gol adversário
Tiro livre indireto: Cobrança de bola parada em que o gol só será válido se a bola for tocada por outro atleta além daquele que cobrou o tiro
Trivela: Acertar a bola com a parte lateral do pé, provocando um efeito
Volante: Meia que normalmente joga à frente dos zagueiros, atuando principalmente na marcação
Zagueiro: Jogador que atua recuado no campo, marcando as jogadas de ataque do adversário