UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação/Internacional

Nome completo:
Rafael Forster

Data e local de nascimento:
23/07/1990, em São José (SC)

Peso/Altura:
57 kg /1,70 m

Residência:
Porto Alegre (RS)

Clube em que atua:
Internacional

Posição:
Zagueiro

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Eliminado na primeira fase

Forster

O zagueiro Rafael Forster não pode se considerar um principiante na seleção brasileira (é convocado desde a sub-15). Mesmo assim, ele afirmou ter ficado surpreso com a convocação para os Jogos Pan-Americanos.

Forster estava na sala de aula quando foi avisado por telefone por um coordenador das categorias de base do Inter. "Meu coração bateu forte e não consegui mais me concentrar", declarou o atleta, ao site oficial do clube gaúcho.

O treinador do jogador, Osmar Loss, destacou o espírito de liderança de Forster. "É um líder nato, que joga em função do grupo. É viril, sem ser violento", afirmou.

Vale lembrar que Forster e Tales, os dois jogadores do Inter que estarão no Pan do Rio, jogam em uma categoria acima da idade que possuem (estão no júnior com idade para atuar no juvenil).

Loss acredita que o alto nível dos jogadores profissionais do clube gaúcho pode retardar o ingresso de seus atletas no time do técnico Alexandre Gallo. "Acredito que no meio do próximo ano eles devem ter alguma oportunidade na equipe de cima".

Morador no alojamento das categorias de base no Beira-Rio desde 2002 - seus pais moram em Santa Catarina -, o atleta comemorou sua inclusão entre os 18 que estiveram no Pan. "É uma experiência única, pois o Pan-Americano tem muita importância no continente", avaliou antes de ir. Ao final, porém, esta experiência acabou se tornando trágica. Afinal o Brasil, que tinha como objetivo certo a medalha de ouro, foi eliminado na primeira fase da competição, ao perder para o Ecuador por 4 a 2.