Data e local de nascimento:
10/02/1981, em Maringá (PR)
Peso/Altura:
65kg / 1,69m
Residência:
Lyon (França)
Clube em que atua:
Lyon (França)
Posição:
Lateral-direita
Participações no Pan:
Rio-2007
Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro
Jatobá
Há sete anos na seleção, a ala-direita Simone Jatobá ficou muito contente com a convocação para o Pan. A jogadora, que nunca tinha disputado a competição, colocou os Jogos como uma meta para cumprir pela seleção brasileira.
"Quero atingir minhas metas na seleção: ser ouro no Pan, no Mundial [final de 2007] e na Olimpíada [início de 2008]", declarou, mostrando ambição.
A lateral - que também atua como volante e zagueira - tem uma boa experiência no exterior. Jatobá atua no Lyon (França) ao lado da atacante Kátia Cilene, sua companheira de seleção. Neste ano, as meninas do time francês irão atuar na Liga dos Campeões, principal competição do futebol feminino europeu. Mas antes disso, a atleta já jogou no Rayo Vallecano, da Espanha.
Seu interesse pelo futebol começou aos cinco anos, quando ela ia acompanhar com a avó as partidas do seu tio, Carlos Roberto Jatobá, que jogou profissionalmente em clubes como o Corinthians e o Atlético-PR.
Aos 12 anos, Jatobá teve seu primeiro contato 'sério' com o futebol. A jogadora, natural de Maringá (PR), começou a treinar como ponta-direita no Paraná Clube aos 12 anos.
Como a posição foi extinta com o passar do tempo, a jogadora começou a atuar como atacante no São Paulo. Foi quando o seu técnico achou que ela teria de jogar na lateral, posição que Jatobá não largou mais.
"Nesta posição, despontei no Brasileiro da época e recebi a minha primeira convocação. Para mim foi bom, pois me senti melhor como lateral, descobri que rendia mais como atleta", contou.
Pela seleção, Jatobá atua desde 2000, tendo no currículo um quarto lugar na Olimpíada de 2000 e um quinto lugar no Mundial de 2003.
No Rio de Janeiro, Jatobá atuou somente na estréia contra o Uruguai, em que a seleção goleou por 4 a 0. Contra as uruguaias, Simone teve boa atuação, chegando até a linha de fundo sempre. Depois, a titular Elaine ficou na lateral-direita até a decisão contra as americanas.
O Brasil conquistou a medalha de ouro pela segunda vez consecutiva no Pan de 2007. Na primeira fase, a seleção brasileira venceu o Uruguai (4 a 0), a Jamaica, por 5 a 0, as equatorianas, em goleada por 10 a 0 e o Canadá (7 a 0).
Nas semifinais, as brasileiras passaram pelas mexicanas, por 2 a 0, e finalizaram com 5 a 0 sobre os Estados Unidos, na decisão disputada no Maracanã.