UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Nome completo:
Ester Aparecida dos Santos

Data e local de nascimento:
09/12/1982, em Guarulhos (SP)

Peso/Altura:
62kg / 1,68m

Residência:
Duque de Caxias (RJ)

Clube em que atua:
Cepe Caxias (RJ)

Posição:
Volante

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Ester

Apesar de ter sido chamada em todas as convocações para o Pan, a volante Ester não tinha a certeza de que iria estar na competição. Afinal de contas, na última lista constavam 22 nomes, e quatro atletas ainda seriam cortadas.

Mas a constatação de que a veterana zagueira Mônica não se recuperaria a tempo para participar da competição abriu o caminho para que a volante fosse confirmada no grupo final das atletas que já estão no Rio.

Ester, por sinal, foi a única atleta do Cepe Caxias que continuou com o grupo do Pan. A meia Maurine e a lateral Daniele foram cortadas poucos dias antes do início da competição.

O auxiliar-técnico do Cepe Caxias, Luiz Carlos Neves, fez questão de elogiar o preparo físico de sua atleta. "Ela está voando. Sempre vai bem nos testes que fazemos aqui", afirmou.

Natural de Guarulhos, a volante foi revelada pelo Santos F.C. no ano passado, se transferindo nesta temporada para o Cepe Caxias. No Carioca-2007, Ester participou da impressionante campanha que levou o time de Duque de Caxias ao título da competição.

O Cepe venceu todos os quinze jogos que disputou, tendo aplicado inclusive uma goleada de 26 a 0 contra o Niterói, a maior do campeonato. A equipe terminou a competição com 132 gols pró (média de 8,8) e dez gols contra.

Pela seleção brasileira, a volante foi reserva da equipe que conquistou o vice-campeonato do Sul-Americano de 2006, perdendo na final para a Argentina.

Na campanha vitoriosa da seleção no Pan de 2007, Ester não conseguiu ter oportunidade, pois a titular Daniela Alves foi um dos destaques da equipe, com seis gols, sendo a terceira artilheira do Brasil no Rio.

A seleção brasileira teve campanha irrepreensível em 2007. Na primeira fase, o time bateu o Uruguai (4 a 0), a Jamaica, por 5 a 0, as equatorianas, em goleada por 10 a 0 e o Canadá (7 a 0).

Nas semifinais, as brasileiras passaram pelas mexicanas, por 2 a 0, e finalizaram com 5 a 0 sobre os Estados Unidos, na decisão disputada no Maracanã.