Data e local de nascimento:
12/01/1984, em São Paulo (SP)
Peso/Altura:
66kg / 1,67m
Residência:
Águas de Lindóia (SP)
Clube em que atua:
Saad E.C.
Posição:
Volante
Participações no Pan:
Rio-2007
Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro
Daniela
Apesar de jogar no futebol brasileiro atualmente (Saad F.C.), a volante Daniela já percorreu equipes do exterior. Em 2004, ela atuou no futebol da Suécia ao lado das colegas de seleção Marta e Juliana - que voltou para o Brasil. Antes, passou pelos Estados Unidos, disputando o último ano da Liga Norte-Americana em 2003.
Toda a carreira da atleta no Brasil foi desenvolvida na Portuguesa, onde ela entrou com apenas 13 anos, depois de assistir pela TV à transmissão do Paulistana (antigo Campeonato Paulista). Até então, Daniela jogava com os meninos na escola.
Apesar de todos em sua família terem experimentado o futebol, não houve apoio integral à escolha da volante. O pai não gostava de vê-la no meio dos homens.
Daniela esteve no grupo que ficou em quarto lugar em Sydney-2000 e acredita que o Brasil desperdiçou as chances de medalha por falta de concentração, lembrando que problemas internos desviaram o grupo da meta.
Em Atenas, com o "grupo unido", ela ajudou o país a ganhar a histórica medalha de prata, mesmo se recuperando de estiramento no joelho sofrido três meses antes dos Jogos, durante os treinos com a seleção, sua segunda contusão no ano. Em março, também treinando, ela caiu e machucou a boca, tendo que passar por uma cirurgia.
Daniela integra uma das equipes mais tradicionais do futebol paulista, o Saad, que disputa o Campeonato Paulista Feminino deste ano. A volante tem um gol marcado na competição.
Apesar da tradição, o Saad ficou de fora da segunda fase do Paulista, se classificando em quarto no grupo 1, onde passavam apenas as duas primeiras equipes.
A volante foi muito importante dentro do esquema tático do treinador Jorge Barcellos nos Jogos Pan-Americanos de 2007, seu primeiro da carreira. Daniela Alves teve atuações sólidas na defesa e grande participação no ataque brasileiro, principalmente por causa dos fortes chutes de fora da área.
No Rio, ela anotou seis gols e foi a terceira artilheira da seleção, atrás somente das atacantes Marta (12 gols) e Cristiane (8 gols). Na decisão, Alves marcou o último na goleada sobre os Estados Unidos, por 5 a 0.
A seleção brasileira teve campanha irrepreensível em 2007. Na primeira fase, o time bateu o Uruguai (4 a 0), a Jamaica, por 5 a 0, as equatorianas, em goleada por 10 a 0 e o Canadá (7 a 0).
Nas semifinais, as brasileiras passaram pelas mexicanas, por 2 a 0, e finalizaram com 5 a 0 sobre os Estados Unidos, na decisão disputada no Maracanã.